Pular para o conteúdo principal

Campus de Crateús lança Mapa do Ecossistema de Inovação Cearense; objetivo é estimular investimentos

 Uma plataforma interativa, colaborativa e com informações sobre os agentes inovadores do Ceará. Essa é a proposta do Mapa do Ecossistema de Inovação Cearense, projeto de extensão do Campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús, através do Grupo de Estudos em Sistemas de Informação e Inovação Digital (GESID), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Lançada desde 13 de abril, a plataforma possui mais de 70 organizações cadastradas, entre startups, núcleos de inovação, parques tecnológicos, incubadoras, fábricas de aplicativos, ambientes de coworking, entre outros integrantes do ecossistema de inovação cearense.

Imagem: Banner do Mapa do Ecossistema de Inovação
Na plataforma é possível ver a geovisualização e obter informações de endereço, contatos e links para sites de mais de 70 agentes inovadores (Imagem: Divulgação)

Com objetivo de estabelecer conexões, estimular iniciativas e atrair investimentos, o mapa disponibiliza aos seus usuários a geovisualização dos agentes inovadores. Desse modo, é possível verificar tanto a localização espacial de cada ponto cadastrado no território do Ceará, bem como obter informações de endereço, contatos e links para sites. Assim, aproxima empreendedores, ao divulgar suas atividades, com investidores, que passam a ter uma visão geral sobre empresas e startups de diferentes setores. 

“Cada vez mais tem se discutido o fortalecimento dos ecossistemas de inovação como sendo algo de grande importância para o crescimento do Estado. Há, portanto, uma pertinência salutar na difusão dos integrantes e das propostas de valor presentes em um dado ecossistema, tendo em vista que, a partir desta divulgação, podem se engajar novos participantes”, comenta o Prof. Allysson Allex Araújo, coordenador do projeto. 

Outra potencialidade da plataforma é oferecer dados que podem ser utilizados como base para políticas públicas. "Para governos, há a possibilidade de acompanhar a evolução do ecossistema do Estado, bem como fomentar conexões e amadurecer oportunidades de políticas públicas na área de inovação”, ressalta o docente. 

Além da possibilidade de cadastro de agentes, a plataforma dispõe de um espaço para divulgação de eventos na área de inovação.  O projeto tem como diferencial ser em código aberto (open source), o que viabiliza alterações e melhorias a partir da sugestão de seus usuários. "A nossa plataforma vai além do mapeamento propriamente dito, incluindo a possibilidade de filtro por categorias de entidades. As pessoas podem contribuir não só cadastrando entidades e reportando problemas, mas desenvolvendo novas funcionalidades”, complementa o coordenador.

Para participar do Mapa do Ecossistema de Inovação Cearense, basta acessar a plataforma e fazer o cadastro gratuitamente. No ambiente virtual há ainda um tutorial de como realizar esse processo. “Estamos totalmente à disposição para articulações conjuntas e parcerias que fortaleçam a iniciativa e colaborem para o nosso ecossistema de inovação. Todos são convidados a  fazer parte dessa empreitada”, afirma o Prof. Allysson Araújo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.