Pular para o conteúdo principal

Aprovado em 2ª discussão projeto que proíbe nome de condenados por corrupção em ruas e praças de Fortaleza

 Ruas - Foto: Mateus Dantas

Em sessão ordinária desta terça-feira, 14, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, em segunda discussão, com 22 votos favoráveis, o projeto de lei complementar nº42/21, de autoria do vereador Antônio Henrique (PDT). A iniciativa proíbe atribuir e manter a bairros, ruas, praças, prédios públicos e suas dependências o nome de pessoas que tenham sido condenadas na Justiça por corrupção ou improbidade administrativa.

Trâmite – O projeto agora deverá voltar ao Plenário na próxima sessão ordinária para então ser apreciado em redação final e enviado ao Executivo Municipal para sanção e publicação no Diário Oficial de Fortaleza.

O projeto ainda garante aos vereadores a possibilidade de denominar oficialmente os logradouros públicos do Município, desobrigando o cumprimento de dois anos do falecimento do homenageado para nomear as vias públicas. E também determina que a denominação desses equipamentos seja feita através de Decreto Legislativo, sendo portanto uma prerrogativa da Câmara Municipal de Fortaleza.

Ao justificar a proposição, o vereador destacou a necessidade de alterar uma parte da lei complementar 109/2012, que não está disciplinada no Código da Cidade, com o objetivo de vetar a homenagem de pessoas condenadas, com trânsito em julgado, em corrupção de qualquer espécie ou improbidade administrativa.⁠

Às Comissões

Foram encaminhados para serem apreciados na Comissões: 04 projetos de lei ordinária, 02 projetos de decreto legislativo, 05 vetos do prefeito, 07 projetos de indicação e 03 requerimentos. Dentre eles, destacam-se o  Projeto de Lei Ordinária nº 207 de 2022, de autoria do vereador Pedro França (Cidadania), que cria o Programa Transporte Sem Assédio em Fortaleza.

E o projeto de Indicação nº 698 de 2022, de autoria do vereador Jorge Pinheiro (PSDB), que dispõe sobre a instituição da Política Municipal de Combate à Obesidade Infantil no Município de Fortaleza.

Ordem do Dia

Na ordem do dia foi lido pela segunda sessão consecutiva, o Projeto de Lei Ordinária nº 169 de 2022, de iniciativa do Executivo, que dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2023 (LDO), cumprindo o prazo regimental para a apresentação de emendas dos parlamentares. Até o momento foram registradas no sistema do Legislativo, 8 emendas.

Em redação final, foram aprovados 03 projetos de lei ordinária. Um deles é o Projeto de Lei Ordinária nº 231 de 2020, de autoria do vereador Ronivaldo (PT), que institui a Semana de Conscientização sobre a Alergia Alimentar e a inclui no Calendário Oficial do Município de Fortaleza.

Também foram aprovados 20 projetos de Indicação, 01 requerimento e 02 projetos de lei complementar. As proposições tratam de diversas solicitações ao Executivo. Desde a regularização fundiária de comunidades da Capital, até a reforma de praças, construção de areninhas, creches e escolas em tempo integral, bem com a implantação de unidades de atenção primária de saúde, e de estações de bicicletas compartilhadas.

Para conferir todos os projetos na pauta desta terça-feira, 14, acesse aqui.

Foto: Mateus Dantas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que