Pular para o conteúdo principal

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados Mais de 200 foram fabricados nos Estados Unidos

  Mais de 90% dos fuzis apreendidos no ano passado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro foram fabricados em outros países. O maior número de apreensões ocorreu em áreas do estado onde há disputas de território entre facções criminosas rivais. As duas constatações fazem parte de um estudo da Subsecretaria de Inteligência (SSI)da Secretaria de Estado de Polícia Militar, que analisou a apreensão de 492 fuzis em 2023. Um aspecto abordado no estudo da SSI diz respeito à marca dos fuzis apreendidos. Dos 492, 199 são da marca norte-americana Colt. Foram registrados no estudo 194 fuzis sem marca, ou seja, armas que entram no país ou no estado separadas por peças e montadas por armeiros envolvidos com as organizações criminosas. As demais armas apreendidas são de 43 marcas diversas, praticamente todas de países do Hemisfério Norte.   O estudo da SSI mostra que as apreensões se concentraram com maior intensidade nas áreas integradas de segurança pública (AISPs) da zona oeste da capital e da Ba

MPCE recomenda redução de despesas com pessoal na Prefeitura de Jaguaribara em atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal

 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), representado pela promotora de Justiça Nara Rúbia Silva Vasconcelos Guerra, recomendou, na última quinta-feira (02/06), que a Prefeitura de Jaguaribara adote medidas para a contenção de despesas com pessoal. A recomendação baseia-se nos limites descumpridos pelo Município de remuneração de servidores públicos estabelecidos pela Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). 

No caso de Jaguaribara, segundo o apurado em investigação realizada no Inquérito Civil nº 06.2021.00001141-0, o teto de gastos com pessoal no Município ultrapassava 60% da Receita Corrente Líquida, em desacordo com a legislação que determina que a despesa com pessoal do Poder Executivo Municipal não pode exceder o percentual de 54%. Além disso, segundo a averiguação, houve acréscimo de 1,38% nessa despesa no comparativo entre o primeiro e o último quadrimestre orçamentário.  

Esses descumprimentos foram mapeados pelo Ministério Público Federal (MPF), após o recebimento de denúncia sobre possíveis irregularidades fiscais em Jaguaribara. Posteriormente, o MPF encaminhou a demanda à Promotoria de Justiça de Jaguaretama, respondente também por Jaguaribara, o que resultou na recomendação. O documento foi direcionado ao prefeito em exercício, Joacy Alves dos Santos Júnior, que tem o prazo de 30 dias para informar que medidas serão adotadas para cumprir o recomendado. 

Além da investigação anterior, o Inquérito Civil nº 06.2019.00002137-0 trata da adoção de medidas relacionadas à responsabilidade fiscal e a realização de concurso público, abrangendo a Prefeitura de Jaguaribara, com a participação da Câmara Municipal e do Sindicato dos Servidores. Duas reuniões foram realizadas, nos dias 6 de outubro de 2021 e 7 de abril de 2022, nas quais o Município apresentou providências para sanar a situação fiscal e possibilitar a realização de um concurso público para preenchimento das vagas atualmente ocupadas por servidores temporariamente contratados. 

Vale complementar que o Município de Jaguaribara apresentou manifestação escrita, em 26 de outubro de 2021, informando que instituiu Grupo de Trabalho para analisar a estrutura de pessoal e viabilizar a realização de concurso público para provimento de cargos efetivos, reconhecendo a gravidade da situação financeira do ente público. Todavia, diante das informações encaminhadas pelo MPF e dos Relatórios emitidos pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), tornou-se necessária a expedição da Recomendação para que o gestor público do Município adote medidas de cunho emergencial, sob pena de responsabilização pelo descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.