Pular para o conteúdo principal

Bruno Henrique brilha, Flamengo vence o Cusco e mira melhor campanha da Libertadores Camisa 27 marca duas vezes no segundo tempo, Paquetá fecha a conta e Rubro-Negro chega aos 16 pontos no Grupo A

  Foto: Gilvan de Souza / CRF O Flamengo venceu o Cusco por 3 a 0 na noite desta terça-feira (26), no Maracanã, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. Depois de dominar toda a partida e criar inúmeras oportunidades, o Rubro-Negro construiu o placar na etapa final com dois gols de Bruno Henrique e um de Lucas Paquetá, de pênalti. Com o resultado, o time comandado por Leonardo Jardim encerrou a primeira fase com 16 pontos e segue na briga pela melhor campanha geral da competição continental. Seja Sócio-Torcedor Nação e garanta prioridade no ingresso ❤️🖤. Saiba mais em nacao.flamengo.com.br . O jogo O Flamengo começou a partida dominando a posse de bola no campo ofensivo e logo aos seis minutos levou perigo à meta do Cusco. Ayrton Lucas invadiu a área e cruzou rasteiro. De La Cruz bateu de primeira, e Gamarra salvou quase em cima da linha. Conforme o tempo foi passando, o Cusco passou a sair mais para o ataque, sem ficar apenas recuado. Em um grande lance, a bola sobro...

Larissa Gaspar sugere criação do Centro de Referência da Capoeira

 A proposta visa o fortalecimento da capoeira como um instrumento de inclusão e de intercâmbio cultural e social, como justifica a parlamentar.

Larissa Gaspar - Foto: Evilázio Bezerra

Projeto de indicação n° 98/2022, de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PT), propõe a criação do Centro de Referência da Capoeira, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura — SECULTFOR. O espaço, como destaca a proposta, tem a finalidade de ser um espaço para dinamização das atividades relacionadas à capoeira em Fortaleza, preservando a sua memória e catalogando os seus bens culturais (materiais e imateriais).

O Centro de Referência da Capoeira irá promover a valorização dos profissionais detentores e transmissores dos saberes e fazeres tradicionais da capoeira; a difusão, preservação e manutenção de acervos históricos físicos e digitais sobre a capoeira; fomentar permanentemente a qualificação de profissionais para o ensino da capoeira nos equipamentos públicos municipais.

Larissa Gaspar reforça o papel da capoeira como instrumento de inclusão e de intercâmbio cultural e social, tendo em vista seus vários aspectos (dança, musicalidade, arte, defesa pessoal, lazer, folclore, luta, educação e filosofia de vida). “A Capoeira se expandiu muito nas últimas décadas, e tem cumprido um papel importante na difusão da cultura afro-brasileira. Em 2014, a UNESCO reconheceu a capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, sendo este um grande marco”, destaca a justificativa do projeto.

Vereadora Larissa Gaspar

A proposta trata ainda das atribuições do coordenador do Centro de Referência da Capoeira, na estrutura da Secretaria Municipal de Cultura — SECULTIFOR, com as seguintes atribuições: I — planejar, acompanhar e monitorar a atuação do Centro de Referência da Capoeira; II — gerenciar político-administrativamente o Centro de Referência da Capoeira; III — promover articulações e parcerias institucionais; IV — viabilizar as condições necessárias para o desenvolvimento das atividades do Centro de Referência da Capoeira; V – fazer representação institucional do Centro de Referência da Capoeira em eventos, fóruns, dentre outros.

Tramitação – O projeto está na Comissão de Constituição e Justiça e aguarda análise do parecer.

Foto: Evilázio Bezerra

Comentários