Pular para o conteúdo principal

Mais de 1.600 pessoas são beneficiadas com 416 apartamentos entregues pelo Minha Casa, Minha Vida em Fortaleza

  Unidades pertencem ao Residencial Cidade Jardim – Módulo III, localizado no bairro José Walter “É uma sensação indescritível”, disse Valdeci Gerciano, 23, um dos mais de 1.600 beneficiários com a entrega das 416 novas unidades habitacionais no Residencial Cidade Jardim – Módulo III, no bairro José Walter, em Fortaleza, nesta quinta-feira (20). A ação faz parte do Programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O evento foi comandado pelo presidente Lula, ao lado do governador do Ceará, Elmano de Freitas. Também participaram o ministro da Educação, Camilo Santana; o ministro das Cidades, Jader Filho; a ministra da Saúde, Nísia Trindade; o ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa; o ministro interino de Comunicação Social, Laércio Portela; entre outras autoridades. “Estamos aqui com muita alegria, muita honra, para entregar todas essas residências. Andamos o Ceará inteiro dizendo que queríamos um Ceará três vezes mais forte. Ele é mais forte para ter mais educação, saúde, mai

*Carnaval do Aracati retorna em grande estilo, com atrações estreando nos trios elétricos e mais de 500 mil foliões*



_O maior carnaval do Ceará teve mais de 30 atrações, uma semana de programação gratuita e nomes de peso como Pabllo Vittar, Nattan, Zé Vaqueiro, Solange, Xand e É o Tchan!_


Alegria, grandes atrações e diversidade de ritmos são marcas do Carnaval Aracati 2023, o maior do Ceará e uma das principais festas públicas do Nordeste, organizada pela Prefeitura do Aracati. Neste ano, o circuito Avenida Viva celebrou o retorno do carnaval com mais de 500 mil foliões entre sexta (17) e terça-feira (22). A avenida também foi palco da estreia de dois artistas no trio elétrico: Zé Vaqueiro e Mari Fernandez. 


“Tô nervoso demais, é minha primeira puxada de trio. Mas já vim com meu tênis da sorte e a fé em Deus”, declarou Zé Vaqueiro, estrela do sábado, revelando seu ritual de preparação. Já a cearense Mari Fernandez, que puxou trio na terça-feira, revelou: “Vai ser minha primeira vez vivendo essa experiência de trio e é claro que tinha que ser em Aracati, a cidade que eu mais curtia carnaval! Dois anos atrás quem estava na pipoca era eu!”.   


Fenômeno nacional e uma das artistas mais tocadas nas plataformas de streaming, Pabllo Vittar, também fez sua primeira participação no Carnaval do Aracati, na segunda-feira. Outros nomes consagrados da música nacional também comandaram trios: Matheus Fernandes (terça), Solange (segunda), Xand e É o Tchan! (domingo), Nattan (sexta). Foram quatro trios elétricos de sexta a terça, além de DJs no Beco Mix, tocando de 21h a 4h da manhã, totalizando 30 atrações - mais da metade locais.

 

Todas as noites foram em média 140 mil pessoas no circuito Avenida Viva, com picos de 200 mil foliões brincando em ruas, becos, praias e onde quer que a boa receptividade do aracatiense fosse posta à prova. 


Outros palcos privados da festa foram o Beco Perdidos na Ilha e o camarote Seu Domingo, com programação até as 6h da manhã. Também houve folia em Majorlândia, Canoa Quebrada e na Rua Grande, com o Carnaval Cultural, realizado pela Labes (Liga Aracatiense de Blocos e Escolas de Samba), com apoio da Prefeitura do Aracati. 


Em Majorlândia, as festas aconteceram em palco à beira mar. Canoa também recebeu blocos na segunda e terça-feira. Na Quarta-feira de Cinzas, o Bloco dos Loucos da Praça levou animação aos foliões que não se cansaram. A concentração foi na Praça da Coluna, de onde o bloco saiu, ao meio-dia, seguindo pela tradicional Rua Grande unindo todas as tribos de foliões.


O Carnaval Aracati 2023 teve uma semana de programação completamente gratuita. A folia começou com o carnaval católico do Bloco Maranatha, que abriu os shows na “Avenida Viva”, na quarta-feira, 15, e a festa dos blocos alternativos na quinta-feira, 16.


*Impactos Econômicos*

O Carnaval Aracati 2023 foi, além de diversão, um importante ativo econômico. Com aproximadamente 1,5 mil vagas de trabalho geradas, inúmeras famílias tiveram oportunidade de gerar renda extra com a venda de bebidas e comidas (934 cadastrados), bem como exercendo funções relacionadas a montagem, produção, capatazia, logística, segurança privada limpeza, entre outros.


No aspecto sustentabilidade, o carnaval se destacou com o recolhimento de 31,5 toneladas de vidro e 2,5 toneladas de latas de alumínio, um total de 175.000 latas, para a reciclagem. Os resíduos foram direcionados para cooperativas locais de reciclagem, beneficiando 50 catadores cadastrados.


Dados preliminares de uma pesquisa realizada pela  Uni Jaguaribe (Centro Universitário do Vale do Jaguaribe) e IVJ (Instituto Vale do Jaguaribe) apontam que cada turista pode ter gasto em média R$ 902 durante o carnaval. A pesquisa qualitativa e quantitativa foi coordenada por especialistas em Estatística do curso superior em Gestão e  focou em duas dimensões: impacto do carnaval na economia do município como um todo e nos estabelecimentos voltados para o turismo. Ao todo, foram entrevistadas 3.128 pessoas durante cinco dias. As análises das respostas estão em andamento e os números definitivos serão divulgados em breve.


*Parceria com o Governo do Ceará*

O apoio do Governo do Estado, sobretudo nas áreas da Saúde e da Segurança, foi fundamental para o sucesso do Carnaval Aracati 2023. “Agradecemos ao governador Elmano, que chegou junto e deu auxílio às nossas solicitações, com o apoio da Saúde e a disponibilização de um forte contingente de profissionais da segurança pública”, reforçou o prefeito Bismarck Maia.


O município recebeu aporte de insumos, assessoria técnica e aumento da equipe do SAMU, pela Secretaria da Saúde (Sesa); bem como houve parceria entre a Polícia Militar do Ceará e diferentes órgãos municipais, como Guarda Municipal, Resgate, Demutran e Iquama. As ações de prevenção, repressão e fiscalização foram pensadas em conjunto e houve aumento de efetivo da PM.


*Atendimentos de baixa complexidade* 

Foram registrados 1.027 atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento - UPA, entre atendimentos de rotina e o aporte do Carnaval. A grande maioria foi casos de menor gravidade, como libação alcoólica, queda, sutura e outros procedimentos de menor complexidade.


Três unidades de atendimento ambulatorial funcionaram em Canoa Quebrada (unidade móvel), Majorlândia (Escola Antonieta Cals) e uma atrás dos camarotes. Foram 399 atendimentos ao todo, com média de 79 atendimentos por dia. Já o Resgate registrou 70 atendimentos (média de 14 ocorrências por dia).


*Segurança*

Mesmo com grande aporte de visitantes ao longo do feriadão, chegando a 200 mil pessoas na Avenida Viva, foram registradas 22 ocorrências policiais.


Um total de 300 profissionais de segurança, divididos entre guardas municipais, policiais civis e policiais militares, prestaram serviço ao município durante os eventos. 


Além da parceria entre a Polícia Militar e diversos órgãos da administração municipal para reforçar o esquema de segurança, a Prefeitura do Aracati também promoveu outras medidas para promover uma folia com responsabilidade e segurança.


Foi realizada uma campanha em prol da cultura de paz, com blitzes na entrada da cidade e na rodoviária na sexta-feira e no sábado. 


Os foliões receberam material com programação, orientações em saúde, preservativos e orientações sobre os canais de atendimento Disque 100 (abuso infantil) e Ligue 180 (violência contra a mulher). Também houve orientação sobre a restrição a vidros na avenida.



*Compilado de Fotos do Carnaval Aracati 2023*

https://drive.google.com/drive/folders/1_p3pJr8xUJUSUBsCBnIT9Vm8bl81LYF9?usp=share_link

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.