Pular para o conteúdo principal

Alece realiza reunião intersetorial para definir trabalhos de recuperação do Plenário 13 de Maio

    Reunião intersetorial com setores administrativos da Alece - Foto: José Leomar A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) informa que o processo de rescaldo da área atingida pelo incêndio ocorrido no Plenário 13 de Maio na manhã de quinta-feira (20/06) foi finalizado na mesma data. A perícia, realizada de forma conjunta pelos órgãos de segurança, foi finalizada nesta sexta-feira (21/06), cujo teor vai basear o laudo a ser entregue à Alece. O Poder Legislativo estadual aguardará a investigação que deve apontar as causas do incêndio. As equipes de zeladoria da Casa já estão realizando o trabalho de limpeza da área, com previsão de seguir pelos próximos dias. REUNIÃO INTERSETORIAL No início da tarde desta sexta-feira, o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), e o primeiro-secretário da Casa, deputado Danniel Oliveira (MDB), realizaram reunião com setores administrativos, jurídicos, de engenharia, legislativo, de segurança, segurança do trabalho, comunicação, entre

Ministro da Educação visita o IFCE ;Camilo Santana aponta desafios do MEC

 


Ministro conversou com a comunidade acadêmica e os gestores do IFCE (foto: Dowglas Lima)

Ministro conversou com a comunidade acadêmica e os gestores do IFCE (foto: Dowglas Lima)

Em sua primeira agenda oficial no Ceará, o ministro da Educação, Camilo Santana, visitou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará na manhã desta quinta-feira, dia 23 de fevereiro. Na ocasião, conheceu projetos de pesquisa desenvolvidos no campus de Fortaleza e no Polo da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), vistoriou o refeitório acadêmico e conversou com gestores e representantes estudantis.

"Fiz questão de visitar o Instituto Federal pelo que ele representa na formação de jovens não só no Ceará, mas no País inteiro”, destacou o ministro. Na pauta das discussões, estava o fortalecimento dos institutos e das universidades federais, com o reforço do orçamento e dos investimentos.

“Há um compromisso do presidente Lula de reforçar o orçamento dos institutos e das universidades federais, que foi bastante sofrido nos últimos anos. Estamos discutindo com os reitores uma suplementação orçamentária para os campi”, informou Camilo Santana sobre a liberação de novos recursos. Já foram destinados R$ 250 milhões por meio do FNDE para obras que estavam paradas em todo o País.

O reitor do IFCE, Wally Menezes, informou que a instituição não tem nenhuma obra parada e que entregará todas as 40 que iniciou. Ressaltou a importância do compromisso do MEC em dar celeridade a essas obras e em retomar as que foram paralisadas em outras instituições.

Restaurante acadêmico
Com investimento de R$ 1.570.469,09, o refeitório acadêmico tem área de 1.021,02m², 18 ambientes e capacidade para atender 684 pessoas simultaneamente. As atividades estão previstas para se iniciarem em março, apenas para os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. O refeitório é fruto de “60 anos de muita luta", como lembra o diretor-geral do campus de Fortaleza, Eduardo Bastos. A vinda do ministro “nos dá a esperança” da recomposição orçamentária do IFCE e da concretização desse equipamento para a comunidade acadêmica.

Aluno do curso técnico integrado em Eletrotécnica e presidente do Grêmio Estudantil, Gabriel Praciano apresentou pautas ao ministro da Educação e pediu mais atenção aos discentes, em especial na ampliação dos auxílios estudantis e do uso do restaurante acadêmico. “Que possa ser mais amplo e abranger mais estudantes”, defendeu.

Camilo Santana informou que em breve o presidente Lula e o Mistério da Educação anunciarão aumento da verba para alimentação escolar, que está há seis anos sem reajuste, e que também é uma prioridade do Governo Federal reforçar a assistência estudantil. “É fundamental para garantir que as pessoas que mais precisam tenham a oportunidade de concluir seus cursos”, avaliou o ministro.

Desafios do MEC
O ministro Camilo Santana reforçou que a educação é uma prioridade do Governo Lula. Apontou como os principais desafios à frente do MEC a garantia da escola em tempo integral, a conectividade das escolas, a alfabetização na idade certa e a formação dos professores.

"Nós temos uma missão de, até o final do Governo do presidente Lula, todas as escolas de ensino básico no Brasil estarem conectadas, não só com Internet de banda larga de alta velocidade, mas também com equipamentos nas escolas e com plataforma digital de ensino", explicou.

A temática da conectividade foi abordada na visita. Wally Menezes colocou o IFCE à disposição para colaborar com o MEC. “Não existe voo solo. Se a gente quer realmente transformar esse País pela educação, tem que estar todo mundo junto”, defendeu o reitor do IFCE.

Participaram da visita a pró-reitora de Ensino, Cristiane Borges, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Joélia Marques, a pró-reitora de Extensão, Ana Claudia Uchoa, o pró-reitor de Administração, Reuber Saraiva, e o pró-reitor de gestão de Pessoas, Marcel Ribeiro.

Também estiveram presentes os diretores dos campi de Aracati, Caucaia, Crateús, Crato, Itapipoca, Fortaleza, Maracanaú, Pecém, Quixadá e Tianguá, do Centro de Referência em Educação a Distância, assessores especiais da reitoria, professores e estudantes do IFCE.

Manuella Nobre (Fortaleza)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.