Pular para o conteúdo principal

Vítimas de tragédias esperam cobranças ao Brasil após audiência na OEA Episódios geraram mais de 500 mortos e centenas de desabrigados

  O pedido para que o Brasil seja cobrado a apresentar respostas no âmbito judicial e legislativo deu o tom das intervenções das vítimas de tragédias que participaram da audiência realizada na sexta-feira (12) pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA). Na ocasião,   estiveram em pauta cinco episódios : os rompimentos das barragens em Mariana (MG) e em Brumadinho (MG), os incêndios da Boate Kiss e o Ninho do Urubu e o afundamento de bairros em Maceió. Essas tragédias, que juntas geraram mais de 500 mortes e deixaram centenas de feridos e desabrigados, são decorrentes da exploração de atividades econômicas privadas e, até o momento, não resultaram em nenhuma responsabilização na esfera criminal. O assunto foi discutido no 190º Período de Sessões, que teve início no dia 8 de julho e se encerra na próxima sexta-feira (19). Nessa fase, a CIDH realiza ao todo 34 audiências públicas. O propósito é receber informações sobre a

Prefeitura de Fortaleza inaugura Areninha Jardim Castelão, 29ª da gestão

 grupo de pessoas num palco

“As Areninhas são muito mais que espaços de lazer para juventude, nelas são realizados projetos sociais de grande impacto", afirmou Élcio Batista (Foto: Alex Costa)

A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, nesta terça-feira (2/05), a nova Areninha Jardim Castelão, no bairro Passaré. A área de lazer é o 29° equipamento do tipo entregue pela gestão do prefeito José Sarto, totalizando 103 Areninhas na capital.

Como informou o vice-prefeito Élcio Batista, as Areninhas são uma política de esporte de lazer de sucesso, sendo referência para projetos semelhantes em todo o Brasil. “As Areninhas são muito mais que espaços de lazer para juventude, nelas são realizados projetos sociais de grande impacto. Além disso, elas são modelo para diversas políticas semelhantes no Ceará e no Brasil. Essas políticas são pensadas em conjunto por nossas secretarias e, não tenho dúvidas, de que Fortaleza é uma das cidades que mais investe em políticas sociais inovadoras e em juventude no país”, defendeu.

As intervenções, realizadas pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), contemplaram a construção de mureta, implantação da base para o campo e recuperação de redes, traves e alambrados. Além disso, a Secretaria de Infraestrutura (Seinf) realizou a instalação de novo gramado sintético e a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) promoveu a revitalização geral da iluminação do equipamento.

O secretário Ferruccio Feitosa, titular da Seger, também defendeu a função social das Areninhas. “As Areninhas, ao fornecerem atividades lúdicas no contraturno escolar, enchem a cabeça de nossas crianças com aquilo que é saudável. Nesses equipamentos, os jovens podem gastar energia para se integrarem, descobrirem seus talentos e desenvolverem habilidades que os ajudarão a ser grandes cidadãos no futuro”.

A Areninha Jardim Castelão conta ainda com um núcleo do projeto Atleta Cidadão, que fornece integração interpessoal e entretenimento por meio do esporte. Danilo Rocha, educador físico do projeto, celebrou o novo espaço. "Nós tínhamos uma carência de espaço e, como os meninos pensam em futebol quase 24h por dia, eles festejaram muito a reforma da Areninha. Depois da reforma, a gente pode notar uma renovação da vontade deles, com desenvolvimento de habilidades. E espaços assim mudam a vida dessas crianças, pois elas não tinham outro local para lazer”.

Osiris Pontes, titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel) também destacou a função social das Areinhas. “Não é só um campo de futebol, nós estamos fazendo complexos de convivência. Nesses espaços, os filhos podem jogar bola, pessoas comercializam seus produtos e os pais também podem jogar num turno mais tarde, já que elas funcionam até meia noite. São mais de 15 mil crianças que utilizam esses espaços, então é muito mais que só esporte”.

O entorno do da Areinha Jardim Castelão também foi revitalizado com a manutenção dos equipamentos da academia ao ar livre e parquinho infantil, bem como a recomposição do piso intertravado, piso tátil, instalação de novas lixeiras e manutenção do mobiliário urbano. Também foram executados serviços de zeladoria com varrição, capina e poda de árvores.

Participaram da cerimônia de entrega da nova Areninha o deputado estadual Antônio Henrique e os vereadores Moura Taxista, Professor Enilson, Josivan Clube, Wander Alencar, Didi Maravilha, Fábio Rubens, Kátia Rodrigues e Pedro Matos.

Pacote de reforma de praças públicas

A Areinha Jardim Castelão é um dos locais contemplados no pacote de reforma de praças públicas realizado pela Seger. Com investimento total que supera R$ 50 milhões, o pacote possui verba que será utilizada para a reforma de praças e Areninhas até 2024. Os recursos são advindos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano, administrado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.