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Saúde pede incorporação de vacina contra o herpes-zóster ao SUS Ministro diz que é prioridade da pasta oferecer o imunizante

  O Ministério da Saúde encaminhou à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) uma solicitação de avaliação para a inclusão da vacina contra o herpes-zóster no Sistema Único de Saúde (SUS). Em nota, a pasta informou que, neste momento, aguarda parecer técnico para definir sobre a incorporação da dose à rede pública de saúde. “A incorporação de uma nova vacina ao SUS envolve diversas etapas, como a identificação da demanda, análise técnico-científica, avaliação de viabilidade e pactuação entre as três esferas de gestão: União, estados e municípios.” Em vídeo postado na rede social X, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a incorporação da dose é uma prioridade da pasta. “É uma vacina de boa qualidade, mas é muito difícil as pessoas terem acesso. Muita gente não sabe da existência dela. Pode ter certeza: é uma prioridade nossa, enquanto ministro da Saúde, que essa vacina possa estar no SUS e que a gente possa fazer grandes campanhas de vacinação pa...

*ArtePraia: inscrições se encerram em 3 de julho*



_Dois dos trabalhos selecionados serão de artistas ou coletivos do Ceará_


O projeto ArtePraia lançou o edital da sua 5ª edição, que será sediada em Fortaleza, nos dias 15, 16 e 17 de setembro. Podem se inscrever pessoas maiores de 18 anos residentes em qualquer lugar do país. Ao todo, serão selecionadas nove propostas, sendo dois artistas obrigatoriamente locais, além de um convidado, totalizando 10 artistas participantes. Eles farão intervenções de arte contemporânea na Praia do Poço da Draga, Praia dos Crush, Praia do Mucuripe, Praia do Futuro e Sabiaguaba. As inscrições serão feitas somente por meio do site www.artepraia.com. Os trabalhos selecionados serão divulgados no dia 1º de agosto.


Um dos objetivos do projeto é ultrapassar os lugares legitimados do fazer e apreciar arte como museus e galerias, promovendo intervenções artísticas em um dos espaços mais democráticos brasileiros: as praias urbanas. A lógica é mostrar que a arte pode ser uma experiência, uma vivência e não um bem a ser adquirido.


“Na praia, as pessoas poderão ter aproximações da arte como momentos inesperados, quase incidentais. Às vezes, é do encontro que se começa a vontade do jogo. No olhar, no estranhamento e na proposição do artista e com o artista. Pequenas transgressões elaboradas pelas intervenções artísticas podem ser retomadas de espanto”, afirma Gustavo Wanderley, curador do Projeto ArtePraia.


O edital delimita alguns critérios, dentre eles é que a proposta de trabalho artístico deve ser efêmera, por proposição de situação ou intervenção temporal, e não deve deixar qualquer resquício no ambiente em que for instalada/executada. Está também entre as regras que, no caso de utilização de materiais, estes devem ser biodegradáveis ou recicláveis e, sob nenhuma hipótese, podem degradar o meio ambiente.


Inclusive, a escolha do mês para a realização do projeto não foi à toa. No terceiro sábado de setembro, a sociedade civil de 180 países e milhões de pessoas em todo planeta se unem em torno do Dia Mundial de Limpeza de Praia.


“O Grupo Marquise já investe em ações de inteligência social e prioriza projetos como foco a democratização da cultura. O ArtePraia é uma maneira acessível de levar as pessoas a esse contato com as artes visuais e plásticas. O projeto por si só já está em consonância com o que acreditamos. Para além disso, esse trabalho que realizamos em parceria com a Casa da Ribeira dialoga com tudo isso, respeitando as características locais e atento às questões ambientais. Para que a gente salve o ambiente marinho, precisamos cuidar da cidade, não jogar lixo nas ruas, pois esse resíduo vai para os rios e mares. O Dia Mundial de Limpeza de Praia é uma data que a gente já faz ações, mas lembrando que é importante fazer isso o ano todo”, destaca Vini Fernandes, gerente de Marketing e Inteligência Social do Grupo Marquise, patrocinadora do projeto.


O ArtePraia já atingiu - em todas as edições anteriores - mais de 60 mil pessoas diretamente e teve 335 propostas inscritas nos editais. O projeto é uma realização da Casa da Ribeira, Ministério da Cultura e Governo Federal; conta com os patrocínios da Lei de Incentivo à Cultura, Grupo Marquise e Ecofor Ambiental.

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