Pular para o conteúdo principal

Atuação do MP garante momentos de lazer durante carnaval em 29 Instituições de Longa Permanência para Idosos de Fortaleza

  A atuação do Ministério Público do Ceará, por meio da 15ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, resultou na promoção de festividades carnavalescas em 29 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) localizadas na capital. A ação decorre de trabalho do MP do Ceará e garante o direito à cultura e ao lazer previsto no Estatuto da Pessoa Idosa. Realizaram festejos carnavalescos as seguintes ILPIs: Lar Santa Bárbara, Casa de Nazaré, Toca de Assis Irmãs, ⁠Naim Residencial Sênior, Lar Nossa Senhora de Fátima, Lar Três Irmãs, ⁠Lar Dois Irmãos, ⁠Residencial Primavera, Girassol, Hibisco, Flor de Lótus, Recanto Rei Davi, Conviver Residence, Residencial Santa Terezinha, Casa São Vicente de Paulo, Lar de Idosos Vovó Leda, Arte do Cuidar, Vivencie Residencial Sênior, Recanto do Sagrado Coração, ⁠Extensão do Lar Residencial Sênior, ⁠Lar Nova Vida Fortaleza, ⁠Lar Torres de Melo, Casa Aconchego do Idoso, Instituto Josefino, Terça da Serra Residencial Sênior, Vitta Residencial Sênior, Lar M...

Agricultor acusado de matar ex-cunhada em Varjota é condenado a mais de 18 anos de prisão

 

Agricultor acusado de matar ex-cunhada em Varjota é condenado a mais de 18 anos de prisão

  Ouvir: Agricultor acusado de matar ex-cunhada em Varjota é condenado a mais de 18 anos de prisão

O Conselho de Sentença da Vara Única da Comarca de Reriutaba condenou, nesta terça-feira (10/12), um agricultor acusado de matar a ex-cunhada a 18 anos, três meses de reclusão e nove meses de prisão e 10 dias de detenção. A pena deverá ser cumprida, inicialmente, em regime fechado, e o réu não poderá recorrer da decisão em liberdade.

Conforme denúncia do Ministério Público do Estado (MPCE), em setembro de 2023, o homem foi armado até a casa da ex-companheira, no município de Varjota, jogou pedras no telhado e exigiu que a irmã dela saísse do imóvel. Ao perceber a presença do ex-cunhado, a vítima e sua mãe fugiram para a casa de um vizinho. O agricultor tentou forçar a porta e, em meio a uma discussão com a vítima, disparou contra ela, matando-a.

Logo depois, o homem tentou fugir, mas encontrou a ex-companheira, com quem teve três filhos, e a agrediu com duas coronhadas. O acusado deixou o local levando o filho do casal, de 11 anos.

De acordo com o processo, o relacionamento havia terminado fazia um ano, porém o réu não aceitava e estava perseguindo a ex-companheira há meses. Ele já havia ameaçado a mulher de morte, bem como invadido a residência em que ela vivia. Ainda segundo a denúncia, existiam duas medidas protetivas em favor dela e da mãe, que impediam que o agricultor se aproximasse ou frequentasse a casa em que elas moravam.

Uma vez iniciadas as diligências do caso, as autoridades negociaram a entrega da criança, que foi resgatada no dia seguinte, já debilitada, com sede e fome, por um tio e por policiais. Sentindo a pressão popular, a irmã do acusado informou a localização dele, que foi encontrado em uma casa abandonada, às margens de uma estrada, e não resistiu à prisão.

Às autoridades, a ex-companheira afirmou que a relação de 15 anos acabou porque ela sofria agressões físicas por parte do agricultor, por conta de ciúmes. Disse também que sua irmã sempre tentava protegê-la. Detalhou que o pai enviou diversas mensagens para outra filha, ameaçando matar o filho de 11 anos caso fosse encontrado pela polícia. Ainda relatou ter tomado conhecimento de que o réu abusava sexualmente da filha mais velha, de 15 anos.

Em seu depoimento, o agricultor disse não ter explicações sobre o que ocorreu no dia do crime, negou já ter agredido a ex-companheira durante os anos de relacionamento, mas admitiu as coronhadas, justificando que ocorreram por motivo de “fraqueza”. Alegou que a mulher dificultava as visitas aos filhos e disse que não tinha intenção de atirar contra a ex-cunhada, mas que tentou, na verdade, acertar o vizinho. Negou também ter ameaçado a vida do filho, e afirmou ter sido ele próprio o responsável por indicar seu paradeiro à família e pedir que informassem às autoridades.

Em sessão presidida pelo juiz Suetônio de Souza Valgueiro de Carvalho Cantarelli, o Tribunal do Júri reconheceu o homicídio como triplamente qualificado, pelo uso de meio cruel, utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima, e por feminicídio. Além disso, o réu foi condenado por lesão corporal contra a ex-mulher e por ter descumprido as medidas protetivas de urgência. O caso aconteceu em Varjota, que é agregada à comarca de Reriutaba, onde ocorreu o julgamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.