Pular para o conteúdo principal

Restauração do Mercadão é entregue na semana do aniversário de SP Local abriga 256 boxes e recebe 30 mil pessoas nos fins de semana

  Na semana de aniversário de São Paulo, a prefeitura entregou a revitalização do edifício do Mercado Municipal Paulistano (foto), conhecido como Mercadão. Inaugurado em 1933, o espaço passou por intervenções para restauração completa da fachada e dos anexos, instalação de pilares e pendentes, troca do piso e substituição de telhas, além da integração de novas tecnologias para segurança. Atualmente, o Mercadão recebe, em média, 10 a 12 mil visitantes nos dias úteis e 20 a 30 mil nos fins de semana, sendo um dos principais pontos turísticos e culturais de São Paulo. Os dados são da prefeitura. Com uma área total de 22.147 m², sendo 18.601 m² construídos, o Mercadão abriga 256 boxes, que incluem empórios, açougues, peixarias e restaurantes. Localizado em frente, o Mercado Kinjo Yamato, que também é municipal, está ainda em fase de restauração com previsão de conclusão até agosto deste ano. O local conta com 109 boxes e barracas, totalizando 365 pontos de comércio entre os dois mercad...

Laboratório da UFC adquire equipamento de ponta para pesquisas sobre Alzheimer; aparelho é o primeiro do tipo no Norte e Nordeste

 

Laboratório da UFC adquire equipamento de ponta para pesquisas sobre Alzheimer; aparelho é o primeiro do tipo no Norte e Nordeste 

A Universidade Federal do Ceará (UFC) dá um relevante passo na realização de pesquisas sobre a doença de Alzheimer através da aquisição do equipamento Single Molecule Array (SIMOA), modelo SRX TM, da Quanterix, pelo Laboratório de Neuropsicofarmacologia do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), ligado à Faculdade de Medicina (FAMED).

Imagem: foto da equipe do Laboratório de Neuropsicofarmacologia em frente ao equipamento SAMOA, que está em cima de uma bancada atrás da equipe
Da esquerda para a direita, integrantes do Laboratório de Neuropsicofarmacologia do NPDM: Lucas Santos, residente em geriatria do HUWC; Jéssica Rabelo Bezerra, bolsista de pós-doutorado; Annyta Frota; bolsista de pós-doutorado; Profª Danielle Macedo, vice-diretora da FAMED; Michelle Verde, doutoranda em Medicina Translacional; Amilcar Dornelas, doutorando em Farmacologia (Foto: Guilherme Silva/UFC Informa)

Primeira instituição do Norte e Nordeste a contar com o aparelho de ponta, a UFC prepara-se para um salto significativo na qualidade e precisão das investigações científicas sobre a doença na região. Coordenadora do projeto Nanovesículas Celulares como Fontes de Bioassinaturas para Doença de Alzheimer: uma Investigação Clínico-Molecular de Marcadores para Diagnóstico de Precisão, a professora Danielle Macedo explica que a compra do SIMOA foi possibilitada mediante a aprovação dele no âmbito da Chamada Saúde de Precisão 16/2023, financiada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS), do Ministério da Saúde, e idealizado no contexto das ações do Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão – Genomas Brasil.

O projeto, que também tem recursos da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conta com a participação da equipe do Ambulatório de Geriatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), liderada pelo Prof. Rômulo Lobo e por João Macêdo Coelho Filho, professor titular de Geriatria da UFC e diretor da Faculdade de Medicina. Também integram a iniciativa os pesquisadores Antônio Lúcio Teixeira, da University of Texas – San Antonio, e Breno Diniz, da University of Connecticut.

Com o objetivo geral de identificar marcadores preditivos do Alzheimer na população estudada, o projeto financiado pelo Ministério da Saúde se alinha à Política Estadual de Saúde e à Linha de Cuidado à Pessoa com Doença de Alzheimer lançada em setembro de 2024, tornando o Ceará o segundo estado do País a aprovar essa política. Além disso, está em consonância com a Política Nacional de Cuidado Integral às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências.

Imagem: euipamento SAMOA
O equipamento SIMOA-SRX é reconhecido pela capacidade de detecção extremamente sensível (Foto: Guilherme Silva/UFC Informa)

Conforme a Profª Danielle Macedo, que é vice-diretora da FAMED, “a aquisição do equipamento SIMOA SRX TM representa um enorme avanço na capacidade de pesquisa sobre Alzheimer nas regiões Norte e Nordeste, possibilitando, no futuro próximo, diagnósticos mais precoces, tratamentos mais eficientes e uma compreensão mais profunda da doença em contextos regionais específicos”. Ela destaca também a disponibilidade da UFC para parcerias e diz que “o equipamento pode abrir novos caminhos para pesquisadores locais liderarem descobertas inovadoras, contribuindo substancialmente para os esforços globais na luta contra o Alzheimer”.

Pesquisadora do Laboratório de Neuropsicofarmacologia, Danielle Macedo acrescenta que já foi iniciado o recrutamento de pacientes no Ambulatório de Geriatria do HUWC para as pesquisas com o SIMOA-SRX TM. “Recrutamos até o momento 30 pacientes, e a previsão é de recrutarmos 270 até o final de 2025. Já conduzimos as primeiras análises das amostras coletadas”, informa.

Veja mais imagens do equipamento no Flickr da UFC Informa

DISGNÓSTICO PRECOCE – A vice-diretora da FAMED explica que o equipamento SIMOA-SRX TM é reconhecido pela capacidade de detecção extremamente sensível, o que permite a quantificação de biomarcadores em níveis muito baixos, como proteínas associadas ao Alzheimer, muitas vezes presentes em concentrações ínfimas nos estágios iniciais da doença. Segundo Danielle Macedo, “esta característica é vital para o diagnóstico precoce, monitoramento e pesquisa de novas terapias para o Alzheimer, possibilitando a identificação da doença antes que os sintomas clínicos se tornem evidentes”.

Imagem: doutoranda manipula o equipamento SAMOA
A aquisição do SAMOA pela UFC pode ajudar na criação de bancos de dados regionais robustos (Foto: Guilherme Silva/UFC Informa)

Num contexto de enfrentamento aos desafios quanto à infraestrutura de saúde e disponibilidade de tecnologias avançadas nas regiões Norte e Nordeste, a introdução do SIMOA-SRX TM na UFC promete transformar este cenário, proporcionando aos pesquisadores locais acesso a tecnologias de ponta, facilitando colaborações nacionais e internacionais e aumentando o potencial de descobertas inovadoras no campo do Alzheimer.

Para a Profª Danielle Macedo, o equipamento também pode ajudar na criação de bancos de dados regionais robustos, contribuindo para estudos epidemiológicos que considerem as diversidades genéticas e ambientais específicas das populações das regiões Norte e Nordeste. “Isso permitirá que as pesquisas sejam ajustadas para atender às necessidades locais, guiando políticas públicas e estratégias de saúde mais eficazes”, conclui a pesquisadora.

Fonte: Profª Danielle Macedo – vice-diretora da FAMED-UFC e pesquisadora do Laboratório de Neuropsicofarmacologia do NPDM-UFC – e-mail: danielle.macedo@ufc.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.