Pular para o conteúdo principal

PMCE cumpre mandados de prisão e apreende arma de fogo durante Operação Integração na RMF

  A Polícia Militar do Ceará (PMCE) deflagrou, neste final de semana (dias 4, 5 e 6 de julho), mais uma fase da Operação Integração, com foco nos municípios de Pacatuba e Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A ação visa reforçar a segurança pública, combater a criminalidade e cumprir mandados de prisão expedidos pela Justiça, além de coibir a circulação de armas ilegais. A operação é coordenada pela Coordenadoria Geral de Operações (CGO), por meio da atuação integrada das forças de segurança, e conta com o emprego de patrulhas especializadas da PMCE. Neste final de semana, o destaque das ações foi para o trabalho desenvolvido pelo Comando Tático Motorizado (Cotam), que efetuou a prisão de dois indivíduos com mandados judiciais em aberto. Prisões e apreensão de arma O primeiro mandado foi cumprido na manhã desde sabado (5), no município de Pacatuba. Um homem de 33 anos foi preso na rua São Francisco, no Conjunto Planalto Benjamin. Contra ele havia um mandado de pri...

Laboratório da UFC adquire equipamento de ponta para pesquisas sobre Alzheimer; aparelho é o primeiro do tipo no Norte e Nordeste

 

Laboratório da UFC adquire equipamento de ponta para pesquisas sobre Alzheimer; aparelho é o primeiro do tipo no Norte e Nordeste 

A Universidade Federal do Ceará (UFC) dá um relevante passo na realização de pesquisas sobre a doença de Alzheimer através da aquisição do equipamento Single Molecule Array (SIMOA), modelo SRX TM, da Quanterix, pelo Laboratório de Neuropsicofarmacologia do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), ligado à Faculdade de Medicina (FAMED).

Imagem: foto da equipe do Laboratório de Neuropsicofarmacologia em frente ao equipamento SAMOA, que está em cima de uma bancada atrás da equipe
Da esquerda para a direita, integrantes do Laboratório de Neuropsicofarmacologia do NPDM: Lucas Santos, residente em geriatria do HUWC; Jéssica Rabelo Bezerra, bolsista de pós-doutorado; Annyta Frota; bolsista de pós-doutorado; Profª Danielle Macedo, vice-diretora da FAMED; Michelle Verde, doutoranda em Medicina Translacional; Amilcar Dornelas, doutorando em Farmacologia (Foto: Guilherme Silva/UFC Informa)

Primeira instituição do Norte e Nordeste a contar com o aparelho de ponta, a UFC prepara-se para um salto significativo na qualidade e precisão das investigações científicas sobre a doença na região. Coordenadora do projeto Nanovesículas Celulares como Fontes de Bioassinaturas para Doença de Alzheimer: uma Investigação Clínico-Molecular de Marcadores para Diagnóstico de Precisão, a professora Danielle Macedo explica que a compra do SIMOA foi possibilitada mediante a aprovação dele no âmbito da Chamada Saúde de Precisão 16/2023, financiada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS), do Ministério da Saúde, e idealizado no contexto das ações do Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão – Genomas Brasil.

O projeto, que também tem recursos da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conta com a participação da equipe do Ambulatório de Geriatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), liderada pelo Prof. Rômulo Lobo e por João Macêdo Coelho Filho, professor titular de Geriatria da UFC e diretor da Faculdade de Medicina. Também integram a iniciativa os pesquisadores Antônio Lúcio Teixeira, da University of Texas – San Antonio, e Breno Diniz, da University of Connecticut.

Com o objetivo geral de identificar marcadores preditivos do Alzheimer na população estudada, o projeto financiado pelo Ministério da Saúde se alinha à Política Estadual de Saúde e à Linha de Cuidado à Pessoa com Doença de Alzheimer lançada em setembro de 2024, tornando o Ceará o segundo estado do País a aprovar essa política. Além disso, está em consonância com a Política Nacional de Cuidado Integral às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências.

Imagem: euipamento SAMOA
O equipamento SIMOA-SRX é reconhecido pela capacidade de detecção extremamente sensível (Foto: Guilherme Silva/UFC Informa)

Conforme a Profª Danielle Macedo, que é vice-diretora da FAMED, “a aquisição do equipamento SIMOA SRX TM representa um enorme avanço na capacidade de pesquisa sobre Alzheimer nas regiões Norte e Nordeste, possibilitando, no futuro próximo, diagnósticos mais precoces, tratamentos mais eficientes e uma compreensão mais profunda da doença em contextos regionais específicos”. Ela destaca também a disponibilidade da UFC para parcerias e diz que “o equipamento pode abrir novos caminhos para pesquisadores locais liderarem descobertas inovadoras, contribuindo substancialmente para os esforços globais na luta contra o Alzheimer”.

Pesquisadora do Laboratório de Neuropsicofarmacologia, Danielle Macedo acrescenta que já foi iniciado o recrutamento de pacientes no Ambulatório de Geriatria do HUWC para as pesquisas com o SIMOA-SRX TM. “Recrutamos até o momento 30 pacientes, e a previsão é de recrutarmos 270 até o final de 2025. Já conduzimos as primeiras análises das amostras coletadas”, informa.

Veja mais imagens do equipamento no Flickr da UFC Informa

DISGNÓSTICO PRECOCE – A vice-diretora da FAMED explica que o equipamento SIMOA-SRX TM é reconhecido pela capacidade de detecção extremamente sensível, o que permite a quantificação de biomarcadores em níveis muito baixos, como proteínas associadas ao Alzheimer, muitas vezes presentes em concentrações ínfimas nos estágios iniciais da doença. Segundo Danielle Macedo, “esta característica é vital para o diagnóstico precoce, monitoramento e pesquisa de novas terapias para o Alzheimer, possibilitando a identificação da doença antes que os sintomas clínicos se tornem evidentes”.

Imagem: doutoranda manipula o equipamento SAMOA
A aquisição do SAMOA pela UFC pode ajudar na criação de bancos de dados regionais robustos (Foto: Guilherme Silva/UFC Informa)

Num contexto de enfrentamento aos desafios quanto à infraestrutura de saúde e disponibilidade de tecnologias avançadas nas regiões Norte e Nordeste, a introdução do SIMOA-SRX TM na UFC promete transformar este cenário, proporcionando aos pesquisadores locais acesso a tecnologias de ponta, facilitando colaborações nacionais e internacionais e aumentando o potencial de descobertas inovadoras no campo do Alzheimer.

Para a Profª Danielle Macedo, o equipamento também pode ajudar na criação de bancos de dados regionais robustos, contribuindo para estudos epidemiológicos que considerem as diversidades genéticas e ambientais específicas das populações das regiões Norte e Nordeste. “Isso permitirá que as pesquisas sejam ajustadas para atender às necessidades locais, guiando políticas públicas e estratégias de saúde mais eficazes”, conclui a pesquisadora.

Fonte: Profª Danielle Macedo – vice-diretora da FAMED-UFC e pesquisadora do Laboratório de Neuropsicofarmacologia do NPDM-UFC – e-mail: danielle.macedo@ufc.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.