Pular para o conteúdo principal

Polícia Civil captura dois integrantes de grupos criminosos em Maracanaú

  Em mais uma ofensiva de combate aos grupos criminosos, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu em flagrante, no sábado (11), dois homens, de 19 e 18 anos, por integrar um grupo criminoso de origem carioca com atuação no município de Maracanaú – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) da Região Metropolitana de Fortaleza. O suspeito, de 18 anos, que possui ato infracional análogo ao crime de porte ilegal de arma de fogo, foi capturado junto ao outro, de 19 anos, no bairro Colônia Antônio Justa, onde eles realizavam ilegalidades. A ação, coordenada pela Delegacia Metropolitana de Maracanaú, contou com o apoio do Núcleo Operacional do Departamento de Polícia Judiciária da Região Metropolitana (DPJM) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core/PCCE). Eles foram capturados e conduzidos para a unidade policial, onde foram autuados em flagrante pelo crime de integrar grupo criminoso. Os suspeitos estão à disposição do Poder Judiciário. Denúncias A população pode...

Prefeito Evandro Leitão anuncia composição do Comitê Integrado da Quadra Chuvosa 2025 Agindo de forma integrada, o Comitê tem como objetivo principal coordenar e executar ações preventivas, preparatórias e de resposta a emergências durante a quadra chuvosa

  

mesa central do auditório com prefeito e secretários
"Nós iremos fazer um mapeamento das áreas de risco, um monitoramento meteorológico, vamos prestar assistência à população, sobretudo nas 89 áreas de risco, de forma proativa", afirmou o prefeito Evandro (Foto: Yuri Allen)

O prefeito Evandro Leitão anunciou, na tarde desta terça-feira (07/01), a composição do Comitê Integrado da Quadra Chuvosa 2025. Com o objetivo principal de coordenar e executar ações preventivas, preparatórias e de resposta a emergências durante a quadra chuvosa, o Comitê tem atuação intersetorial e integrada, e se reunirá semanalmente.

"Através desse comitê integrado, nós iremos realizar ações preventivas, de mitigação. Nós iremos fazer um mapeamento das áreas de risco, um monitoramento meteorológico, vamos prestar assistência à população, sobretudo nas 89 áreas de risco, de forma proativa, para que, no momento em que a quadra invernosa chegar, a nossa população não sofra tanto como nos últimos anos nós temos observado", afirmou o prefeito Evandro Leitão.

O prefeito também ressaltou que as ações de prevenção já foram iniciadas no primeiro sábado do ano (04/01), com a limpeza de canais, e seguirão ocorrendo.

Segundo o pesquisador da Funceme Francisco Vasconcelos Junior, a previsão da quadra chuvosa para o Ceará será informada em 21 de janeiro, entretanto, já se pode trabalhar com algumas estimativas pluviométricas. "Hoje a gente tem uma tendência mostrando que, para a região metropolitana, de forma mais regional, nos temos uma tendência de normal a acima da média", explicou o pesquisador. Segundo ele, a Funceme participará do Comitê de forma proativa, fornecendo informações meteorológicas, de previsões e de alertas, para a Capital, mostrando o risco potencial de eventos severos de chuva dentro da estação chuvosa.

Composição

auditório do paço municipal
Reunião ocorreu no Paço Municipal

O Comitê Integrado é composto pelo prefeito e pelos titulares da secretarias de Governo (Segov) das Executivas Regionais (SERs), da Segurança Cidadã (Sesec), da Infraestrutura (Seinf), da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), das Relações Comunitárias (SERC), do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), da Saúde (SMS) e da Educação (SME), além das coordenadorias de Proteção e Defesa Civil (COPDEC), de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa) e de Comunicação Social (CCS); da Procuradoria Geral do Município (PGM), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan), da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e e das autarquias de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) e de Trânsito (AMC).

Também participam, direta ou indiretamente, outros entes da Prefeitura e órgãos federais e estaduais, como a Polícia Militar (PM), o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), o Centro de Educação e Desenvolvimento da Criança (Cedec), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH), da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece); da comunidade científica e da sociedade civil.

Atribuições

A atuação do Comitê Integrado, envolvendo diversos atores dedicados à proteção e defesa civil, possibilita a coordenação de esforços, além de uma resposta rápida e eficiente a situações de risco.

Entre as atribuições específicas do Comitê estão, prevenir desastres naturais; minimizar os impactos de eventos climáticos na população e na infraestrutura do município; proteger vidas e garantir a segurança das comunidades; assegurar assistência e apoio à população afetada por desastres naturais; mapear áreas de risco; realizar o monitoramento meteorológico; atualizar e implementar um plano de contingência para situações de emergência.

O grupo também deve implementar medidas preventivas, como limpeza urbana e de recursos hídricos, análise de obras paralisadas ou em execução, além de campanhas de conscientização da população; promover treinamentos e capacitações para os membros do grupo e para a comunidade sobre prevenção e resposta a desastres naturais; estabelecer canais de comunicação eficientes para informar a população sobre os riscos e as medidas de segurança a serem adotadas; buscar recursos financeiros e materiais para apoiar as ações de prevenção e resposta a emergências.

Diante da ocorrência de desastres, o Comitê deverá organizar e coordenar ações de assistência à população afetada; avaliar os impactos dos eventos climáticos, meteorológicos e hidrológicos, e monitorar a efetividade das ações de prevenção e resposta.

A entidade também contribuirá para a estruturação de unidades de saúde para prestação de assistência relacionadas às arboviroses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.