Pular para o conteúdo principal

Entidades defendem projeto que proíbe alimentação forçada de animais Texto foi aprovado no Congresso e aguarda decisão do Planalto

  Organizações de proteção animal publicaram uma carta aberta para apoiar a sanção do Projeto de Lei (PL) 90/2020, que proíbe a produção e a comercialização de produtos obtidos por meio da alimentação forçada de animais. O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados e enviado ao Palácio do Planalto no dia 6 de julho. O prazo constitucional é de 15 dias úteis para análise presidencial. O projeto de lei também tem o apoio da Frente Parlamentar Ambientalista Mista do Congresso Nacional e a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais. O alimento mais famoso obtido por meio da prática de alimentação forçada é o foie gras . Para produzi-lo, é usada a chamada gavagem: técnica em que um tubo metálico é introduzido na boca de gansos, patos e marrecos até a altura do esôfago. Depois, são introduzidas grandes quantidades de alimento para provocar esteatose hepática, doença que aumenta o fígado. O produto final comercializado é este órgão adoecido. O diretor de Relações Governamentais e Políticas ...

Governador Elmano de Freitas envia mensagem à Alece para criar a 2ª Delegacia de Defesa da Mulher em Fortaleza

 

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, assinou nesta sexta-feira (21), o projeto de lei para a criação da 2ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), em Fortaleza. Agora, a mensagem segue para aprovação na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Além da primeira unidade da capital cearense, o equipamento também está presente nos municípios de Pacatuba, Caucaia, Maracanaú, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Icó, Sobral e Quixadá, totalizando dez.

“Assinei o projeto de lei que cria mais uma Delegacia de Defesa da Mulher em nossa Capital. Essa iniciativa fortalecerá a rede de proteção às vítimas, que hoje conta com quase 50 equipamentos em nosso Estado. Não podemos permitir que o machismo e a violência destruam a vida das mulheres. Seguiremos trabalhando para garantir mais segurança e tranquilidade para as mulheres e para toda a nossa população”, comentou Elmano de Freitas, que concluiu pedindo apoio dos deputados cearenses para aprovação da mensagem.

A instalação de uma nova delegacia permitirá que mais mulheres tenham acesso facilitado aos serviços de apoio. A ação confirma o compromisso do Governo do Ceará com a promoção e a proteção dos direitos humanos. Diversos serviços serão descentralizados, proporcionando um atendimento mais ágil e eficiente. A nova unidade terá capacidade para atendimento de mais pessoas, além de promover suporte mais especializado.

DDM

As Delegacias de Defesa da Mulher são responsáveis por receber denúncias e investigar crimes praticados no âmbito doméstico e familiar, além de feminicídios. As unidades das DDMs atuam de forma integrada em equipamentos da Secretaria da Mulher, como as Casas da Mulher Brasileira (CMBs) e Casas da Mulher Cearense. Em outras regiões, sem unidade especializada, as denúncias podem ser feitas nas delegacias distritais, regionais ou municipais, por onde também podem ser requeridas as medidas protetivas.

Mais ações

Com a reestruturação das Forças de Segurança do Ceará, ação sancionada pelo governador Elmano de Freitas em dezembro de 2024, foi prevista a criação de setores de combate à violência dentro da Coordenadoria de Defesa Social (Codes/SSPDS). As vítimas também contam com o Grupo de Despacho (GD) do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O GD permite que, a cada chamada para o 190, uma cópia do registro seja encaminhada para o Copac.

Por meio da Polícia Civil do Ceará (PCCE), outros serviços foram disponibilizados, como o Medidas Protetivas Online, ação lançada em 2023. Na página, as vítimas podem requisitar o documento sem a necessidade do registro do Boletim de Ocorrência (BO). Em todo o Ceará, os crimes podem ser registrados em uma das dez unidades da DDM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Nota Pública

  O Ministério Público do Estado do Ceará vem a público manifestar apoio ao promotor eleitoral Rodrigo Damasceno, titular da 121ª Promotoria Eleitoral, atuante na comarca de Sobral. Na manhã deste domingo (06/10), o senhor Moses Rodrigues, que é deputado federal e integrava um grupo de apoiadores de um candidato a prefeito, ignorou as orientações dos Promotores Eleitorais em Sobral e atuou em contrariedade às normas eleitorais, mesmo sendo advertido da irregularidade de sua conduta. Além disso, o referido deputado desrespeitou um membro do Ministério Público no desempenho legítimo de suas atribuições. A atitude do parlamentar ofende as instituições e o sistema de justiça, afrontando os princípios democráticos. O Ministério Público permanecerá firme no combate aos crimes e ilícitos eleitorais, na garantia do estado democrático de direito e na realização de eleições livres e justas.