Pular para o conteúdo principal

IJF alerta pais e responsáveis sobre riscos de acidentes com crianças durante as férias Mais de 6.500 crianças e adolescentes já foram acolhidas no hospital municipal em 2025. Entre as principais causas de acidentes estão queda, ingestão de corpo estranho e intoxicações

    Compartilhar   Para prevenir fraturas e ferimentos graves em crianças, a orientação e a supervisão de pais e responsáveis são fundamentais, especialmente durante o período de férias escolares Somente nos seis primeiros meses de 2025, o Instituto Dr. José Frota (IJF), hospital da Prefeitura de Fortaleza, já acolheu mais de 6.500 crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade, vítimas de diferentes tipos de acidentes. Para prevenir fraturas e ferimentos graves em crianças, a orientação e a supervisão de pais e responsáveis são fundamentais, especialmente durante o período de férias escolares, quando os pequenos ficam mais tempo sozinhos em casa. “Nesta época do ano, muitas crianças passam boa parte do dia em casa sem a supervisão constante de um adulto, o que aumenta a exposição a situações de risco, especialmente em ambientes domésticos e durante atividades de lazer”, alerta a médica Carolina Rios, chefe do Núcleo de Pediatria do IJF. A profissional reforça que ...

Vereadores recebem professores e acordam melhorias para a categoria

 

Parlamentares da Casa, liderados pelo presidente Leo Couto (PSB), e professores comandados pela presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), Ana Cristina dialogaram e chegaram a melhorias na mensagem sobre o reajuste salarial da categoria em diálogo realizado nesta terça-feira, 4, na Câmara de Fortaleza. A mensagem 002/2025, enviada ao Legislativo Municipal pelo prefeito Evandro Leitão (PT), concede reajuste salarial de 6,27% aos professores, assistentes de educação infantil e secretários escolares do Grupo de Apoio à Docência da rede municipal.

O presidente Leo Couto (PSB) enfatizou a relevância do diálogo com os professores e ressaltou que dará celeridade no processo de apreciação da mensagem para a sua aprovação. “É sempre importante dialogarmos com os autores das mensagens. Hoje é um dia importante. O prefeito mandou a mensagem do reajuste do piso dos professores, onde nós dialogamos com a classe. Nós vamos melhorar a mensagem, ouvindo sugestões e iremos propor algumas emendas e daremos celeridade, para que o mais rápido possível, essa mensagem seja apreciada pelos vereadores, votada e fique apta para que os professores sejam beneficiados”, afirmou o Presidente.

Leo Couto também explicou a tramitação da mensagem no Legislativo para que culmine com o benefício aprovado à categoria. “Agora a mensagem segue para as comissões, onde será lida na comissão conjunta e orçamento, volta para uma sessão extraordinária, que nós já convocamos, receberá as emendas, para que vá à redação final para ser aprovada. Faremos todos os esforços para que a mensagem seja apreciada, discutida e aprovada, esta semana”, informou.

Também presente na discussão, o secretário municipal da educação de Fortaleza, Idilvan Alencar reforçou o que foi alcançado de positivo para o projeto de Lei proposto na mensagem e afirmou seu compromisso nas melhorias aos professores. “Nós enviamos um projeto de lei e o papel do Parlamento é melhorar o projeto. Alcançamos três pontos positivos: secretário escolar agora faz parte do reajuste da Lei; o ajuste para 200 horas; e a redução de duas para uma tabela. Então tudo o que for a favor dos professores, nós apoiaremos”, disse o Secretário.

Já a presidente do Sindiute, Ana Cristina, enalteceu a presença massiva dos professores na Câmara de Fortaleza e a satisfação pelas conquistas alcançadas pela categoria. “Foi importante a presença de toda a Categoria, aqui. Saímos daqui com o nosso piso, na referência inicial do nível médio, de carreira, garantindo a jornada de 200 e de 100 horas, e a inclusão dos secretários escolares nesse mesmo índice de reajuste”, comemorou a Sindicalista.

Além do presidente Leo Couto e da presidente do Sindiute, Ana Cristina, a reunião contou com a participação do secretário de educação de Fortaleza, Idilvan Alencar; do secretário de governo da Prefeitura de Fortaleza, Júnior Castro; da secretária de planejamento, orçamento e gestão de Fortaleza, Carolina Monteiro e vereadores de Fortaleza: professora Adriana Almeida (PT); Aguiar Toba (PRD); Bruno Mesquita (PSD); Mariana Lacerda (PT), Professor Enílson (Cidadania) e Aglaylson (PT).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.