Influenza: mais de 500 mil pessoas foram imunizadas contra a doença em Fortaleza A vacina segue sendo ofertada a todas as pessoas com mais de seis meses de idade; Munícipio conta com 134 salas de vacinas em todas as regionais da cidade

Fortaleza ultrapassa a marca de 500 mil doses aplicadas da vacina contra a Influenza. De 1º de abril a 29 junho, 503.640 doses da vacina haviam sido aplicadas pela Prefeitura de Fortaleza. Desse total, 292.856 foram aplicadas no público prioritário (28%).
A vacina, alterada todos os anos, atualmente protege contra os vírus H1N1, H3N2 e B, e pode ser aplicada de forma simultânea a outras vacinas do calendário de imunização. Os imunizantes continuam disponíveis nas 134 salas de vacina dos postos de saúde da capital. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.
Ações descentralizadas
Após a ampliação da vacinação para população geral, as equipes de imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciaram um cronograma itinerante de ações para alcançar e facilitar ainda mais o acesso da população ao imunizante e às demais vacinas do Sistema Único de Saúde (SUS). Ações de vacinação nos shoppings, terminais de ônibus da cidade e em formato drive-thru ocorreram até o fim de junho, alcançando mais de 36 mil doses aplicadas, sendo 18 mil delas exclusivamente contra a Influenza.
“Após a ampliação do grupo prioritário, a gente percebeu um aumento da procura, principalmente com as ações descentralizadas. A parceria com os diversos espaços que tivemos e o apoio dos veículos de comunicação foi um reforço fundamental. É de extrema importância que, principalmente as crianças, idosos e gestantes, que são mais vulneráveis, continuem buscando a vacina porque são os que têm a maior prevalência dessa doença. A vacina continua disponível para todos”, enfatiza a secretária de Saúde, Riane Azevedo.
A campanha
A estratégia de vacinação contra a influenza tem com propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população. A vacinação anual é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação do vírus influenza. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade.
Neste ano, a vacina contra a influenza passou a integrar o calendário de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI), estando disponível durante todo o ano nas unidades de saúde.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.