A média estadual de 77,3 anos, em 2024, foi superior ao desempenho nacional
Com mais acesso a serviços e políticas públicas, a expectativa de vida no Ceará tem ampliado, se destacando como a quinta melhor do país. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a esperança de vida ao nascer no estado é, em média, de 77,3 anos – resultado acima da nacional, que ficou em 76,6 anos.
Para o governador Elmano de Freitas, os investimentos que vêm sendo feitos em diversas áreas têm sido fundamentais para alcançar este cenário. “O resultado é fruto de muito trabalho e investimento em saúde, educação, esporte e lazer”, enumera. “Seguimos firmes, cuidando da nossa gente e garantindo mais qualidade de vida para todos os cearenses”, acrescentou.
No cenário regional, a média da expectativa de vida dos cearenses é a segunda melhor do Nordeste, superada apenas pela do Rio Grande do Norte (77,8). Já no cenário nacional, o Estado aparece à frente, por exemplo, de São Paulo (77) e Rio de Janeiro (75,6).
Os dados fazem parte do estudo ‘Índice de Expectativa de Vida ao Nascer’, que abrange todas as unidades da federação. Até 2070, a expectativa de vida no país pode chegar a 83,9 anos, conforme o levantamento.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.