Secultfor divulga ranking das 12 quadrilhas com melhor pontuação nos Festejos Juninos 2025
Doze grupos quadrilheiros estão classificados para o Festival Municipal de Quadrilhas Juninas, que acontece nos dias 18 e 19 de julho
A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) divulga o ranking das 12 quadrilhas com melhor pontuação dos Festejos Juninos 2025. Como parte da programação do São João de Fortaleza, a etapa competitiva de 24 festivais de quadrilha junina ocorreu de 13 de junho a 13 de julho e mobilizou bairros de todas as regionais com intensa programação cultural gratuita e aberta ao público.
As disputas chegaram às 12 Regionais, com passagem pelos bairros Aldeota, Autran Nunes, Bom Jardim, Centro, Demócrito Rocha, Dias Macêdo, Jardim América, Jardim Iracema, Lagoa Redonda, Novo Mondubim, Parque Araxá, Parque Santa Maria, Parque Santa Rosa, Parangaba, Passaré, Sapiranga e Vila Velha.
Como resultado da fase classificatória, as 12 quadrilhas juninas melhor avaliadas garantiram vaga na grande final do Festival Municipal de Quadrilhas Juninas, que acontece nos dias 18 e 19 de julho, a partir das 18h30, no quadrilhódromo do Polo de Lazer do José Walter (Av. E). Confira o ranking das melhores colocações:
1º Cangaço Nordestino (20 pontos)
2º Paixão Nordestina (20 pontos)
3º Junina Pé Quente (20 pontos)
4º Zé Testinha (20 pontos)
5º Ceará Junino (20 pontos)
6º Junina Babaçu (19 pontos)
7º Zé Moringa (19 pontos)
8º Junina Buscapé (18 pontos)
9º Encanta Ceará (18 pontos)
10º Brilho do Sertão (18 pontos)
11º Filhos do Sertão (17 pontos)
12º Viva São João (16 pontos)
São João de Fortaleza 2025 - Festejos Juninos
Com o tema “É Arraiá por toda a Cidade”, o São João de Fortaleza 2025 teve abertura no dia 6 de junho, no José Walter, com homenagem à Cumade Chica, criadora do “Arraiá da Cumade Chica”, que ao longo de 47 anos fomentou a paixão pela cultura junina no bairro José Walter.
Os Festejos Juninos integraram a programação, composta por 50 quadrilhas juninas e 24 festivais apoiados por meio do Edital Festejos Juninos 2025, iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), com investimento de R$ 1,3 milhão, para fomento e valorização da cultura junina em Fortaleza.
Reconhecimento nacional
Fortaleza foi a primeira cidade do Brasil a registrar as quadrilhas juninas como Patrimônio Imaterial do Município. A iniciativa pioneira reforça o compromisso da gestão com a valorização das manifestações populares e o fortalecimento da identidade cultural da cidade. O decreto de reconhecimento foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 21 de maio de 2025.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.