Pular para o conteúdo principal

Instituto de Filosofia e Estudos Clássicos é oficialmente instalado em evento cultural na Reitoria

  Instituto de Filosofia e Estudos Clássicos é oficialmente instalado em evento cultural na Reitoria  Sexta, 21 Agosto 2026 17:08 O Instituto de Filosofia e Estudos Clássicos (Ifec), a 20ª unidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará , foi instalado oficialmente nessa quinta-feira (20), durante a programação da XXII Semana de Estudos Clássicos (SEC). Realizado no auditório da Reitoria, o evento elegeu como tema “Mundo Helenístico - ponte entre Grécia e Roma” e contou com a parceria da Pró-Reitoria de Extensão e do Colégio de Estudos Avançados (CEA) da UFC.  O Instituto de Filosofia e Estudos Clássicos da UFC foi instalado oficialmente em 20 de agosto (Foto: Gladson Caldas/UFC) Na cerimônia, o reitor da UFC, Custódio Almeida, convidou o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, para o painel “ Instalação do Instituto de Filosofia e Estudos Clássicos: um diálogo entre reitores filósofos ”. Ambos professores titulares de Filosofia e dirigente...

Fortaleza sedia II Encontro ProMOVE Escolas + Saudáveis com debates sobre saúde, educação e proteção de crianças e adolescentes

 

Fortaleza sedia II Encontro ProMOVE Escolas + Saudáveis com debates sobre saúde, educação e proteção de crianças e adolescentes

Evento acontece quinta e sexta-feira (27 e 28/8), na Academia do Professor, e reúne profissionais da saúde e educação, gestores, pesquisadores e estudantes


Compartilhe:

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Secretaria Municipal da Educação (SME), realiza, na quinta e sexta-feira (27 e 28/8), o II Encontro ProMOVE Escolas + Saudáveis, a III Mostra de Saúde do Adolescente e a III Mostra de Saúde na Escola. O evento acontece na Academia do Professor da SME e reúne profissionais da saúde e da educação, gestores, pesquisadores, estudantes e demais integrantes da comunidade escolar.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a articulação entre saúde e educação e ampliar a discussão sobre estratégias de promoção da saúde no ambiente escolar, contribuindo para a construção de escolas mais saudáveis, inclusivas, acolhedoras e seguras.

A programação começa na quinta-feira com a conferência de abertura e a participação de autoridades das áreas da saúde e da educação, além de diversas mesas temáticas. A palestra será ministrada pelo coordenador da Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza, Erlemus Soares, que abordará o Programa Saúde na Escola em âmbito nacional.

No dia 28, o debate será sobre o papel da escola como espaço de saúde e proteção social. A mesa reunirá representantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Coordenadoria Especial da Primeira Infância de Fortaleza, do Ministério Público do Ceará e da Secretaria Municipal da Educação, reforçando a importância da atuação integrada na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Saúde mental e protagonismo estudantil

Entre os destaques da programação estão duas oficinas voltadas à saúde mental e ao cuidado com a comunidade escolar. Uma delas abordará o protagonismo estudantil na promoção da saúde, com a participação de estudantes da Rede Municipal de Ensino envolvidos em Grêmios Estudantis e Comitês de Ação de Saúde na Escola.

A proposta é valorizar a participação dos estudantes na identificação de necessidades e na construção coletiva de estratégias que contribuam para ambientes escolares mais saudáveis e participativos.

Trabalho científicos

O encontro também contará com a apresentação de trabalhos científicos no formato de relatos de experiências, realizados nos períodos da manhã e da tarde nos dois dias de programação. A iniciativa promove a troca de conhecimentos e dá visibilidade a experiências e práticas desenvolvidas nas escolas.

Ao final do evento, serão premiados os melhores trabalhos apresentados, reconhecendo iniciativas inovadoras e experiências de destaque na área da saúde escolar. O encerramento contará com a participação da consultora técnica na área de Promoção da Saúde do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Dra. Mércia Gomes Oliveira de Carvalho.

Formulário de inscrição do evento

Programação completa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Chacina em Maranguape

 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 *~𝐍🅾️𝐭í𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐂🅾️𝐦 ©️𝐫𝐞𝐝𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞~* *©️𝐞𝐚𝐫á 𝐧𝐚 🅿️𝐚𝐧𝐝𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐝𝐚 🅱️𝐚𝐥𝐚*🔫 *MAIS UMA MULHER É ASSASSINADA,JÁ SÃO 2️⃣3️⃣3️⃣ MULHERES ASSASSINADAS NO CEARÁ* *A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NÃO PARA NO CEARÁ* *MARANGUAPE/CHACINA* Segundo informações quarto pessoas foram executadas no Distrito de Amanari.  Elemento pernicioso, do Fundoró, Amanari, lesionado a bala, e depois de alguns minutos veio a óbito. Segundo informes, os algozes são da GDE da Babilônia. Tbm Amanari. Estavam em uma casa, onde foi invadida e começaram a disparar em todos. 04 obitos no local,03 homens e uma mulher.  *🅰️𝐆𝐔𝐀𝐑𝐃𝐀𝐍𝐃𝐎 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÕ𝐄𝐒* 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 🚔 *T&RÇ@-F&IR@/14/11/𝟐𝟎𝟐3*