Pular para o conteúdo principal

Dia D de vacinação será realizado neste sábado em todo o país Objetivo é atualizar a caderneta vacinal

  Dia D de vacinação será realizado neste sábado em todo o país Objetivo é atualizar a caderneta vacinal Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil Publicado em 19/08/2026 - 12:45 Brasília © Paulo Pinto/Agencia Brasil Versão em áudio Crianças e adolescentes menores de 15 anos devem comparecer a uma unidade básica de saúde (UBS) ou a qualquer ponto de vacinação em todo o país neste sábado (22) para o Dia D da Campanha de Multivacinação. O objetivo é atualizar a caderneta vacinal. A campanha começou no início do mês e segue até 1º de setembro, com a oferta de 20 doses do Calendário Nacional de Vacinação que protegem contra doenças como meningites, tuberculose e cânceres associados à infecção pelo HPV. Pela primeira vez, a campanha conta com a vacina pneumocócica 20-valente (pneumo 20), incorporada em junho ao calendário. A dose amplia a proteção contra doenças causadas pelo pneumococo, incluindo pneumonias e meningites, e é indicado para crianças menores de 5 anos. Até a última q...

IFCE abre seleção para especialização em Hidrogênio Verde Curso a distância ofertado pelo Campus Pecém recebe inscrições até 27 de agosto e prepara profissionais para atuar na cadeia do hidrogênio verde.

 

IFCE abre seleção para especialização em Hidrogênio Verde

Curso a distância ofertado pelo Campus Pecém recebe inscrições até 27 de agosto e prepara profissionais para atuar na cadeia do hidrogênio verde.

Publicada por Francisco Aquino em 05/08/2026 Atualizada em 5 de Agosto de 2026 às 16:12

Hidrogênio verde (foto: Chico Gomes)
Hidrogênio verde (foto: Chico Gomes)

O Instituto Federal do Ceará (IFCE), por meio do campus Pecém, lançou processo seletivo da Especialização em Hidrogênio Verde. Gratuito e ofertado na modalidade de educação a distância (EaD), o curso tem como objetivo formar profissionais aptos a atuar no desenvolvimento de soluções voltadas à cadeia de produção, distribuição e aplicações do hidrogênio verde (H₂V), por meio de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 7 e 27 de agosto, por meio de formulário eletrônico, conforme as orientações previstas no edital. Acesse o link de inscrição: AQUI.

Voltado a profissionais graduados das áreas de engenharia e tecnologia, o curso busca oferecer formação especializada em um dos segmentos estratégicos para a transição energética e o desenvolvimento de tecnologias voltadas às energias renováveis. A especialização terá duração de 18 meses, com aulas síncronas e assíncronas desenvolvidas conforme cronograma acadêmico divulgado a cada semestre letivo.

Embora seja ofertado na modalidade a distância, o processo seletivo prevê vagas distribuídas em cinco polos de apoio presencial localizados nos municípios de Aracati, Caucaia, Maracanaú, Russas e Trairi. Cada polo oferece 30 vagas, distribuídas entre ampla concorrência, pessoas pretas, pardas e indígenas (PPI) e pessoas com deficiência (PcD).

Seleção por sorteio

O processo seletivo será realizado por meio de sorteio eletrônico entre os candidatos com inscrição deferida. Após a homologação das inscrições, será divulgada a lista de pessoas aptas ao sorteio, previsto para 14 de setembro, às 9 horas. O resultado final da seleção será publicado em 5 de outubro, enquanto a aula inaugural está prevista para 28 de outubro.

Os candidatos inscritos para as vagas reservadas a pessoas pretas, pardas e indígenas participarão do procedimento de heteroidentificação, conforme cronograma estabelecido no edital.

Formação voltada à transição energética

O hidrogênio verde é considerado uma das tecnologias estratégicas para a descarbonização da indústria e da matriz energética mundial. Nesse contexto, a especialização busca qualificar profissionais para atuar em diferentes etapas da cadeia produtiva do H₂V, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras e para a formação de recursos humanos em uma área de crescente relevância para o setor energético.

Serviço

Especialização em Hidrogênio Verde – IFCE Campus Pecém

Inscrições: 7 a 27 de agosto

Modalidade: Educação a Distância (EaD)

Duração: 18 meses

Público-alvo: profissionais graduados das áreas de engenharia e tecnologia

Polos de apoio presencial: Aracati, Caucaia, Maracanaú, Russas e Trairi

Sorteio das vagas: 14 de setembro, às 9h

Resultado final: 5 de outubro

Aula inaugural: 28 de outubro

Mais informações, o edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis na página da Especialização em Hidrogênio Verde do IFCE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Chacina em Maranguape

 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 *~𝐍🅾️𝐭í𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐂🅾️𝐦 ©️𝐫𝐞𝐝𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞~* *©️𝐞𝐚𝐫á 𝐧𝐚 🅿️𝐚𝐧𝐝𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐝𝐚 🅱️𝐚𝐥𝐚*🔫 *MAIS UMA MULHER É ASSASSINADA,JÁ SÃO 2️⃣3️⃣3️⃣ MULHERES ASSASSINADAS NO CEARÁ* *A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NÃO PARA NO CEARÁ* *MARANGUAPE/CHACINA* Segundo informações quarto pessoas foram executadas no Distrito de Amanari.  Elemento pernicioso, do Fundoró, Amanari, lesionado a bala, e depois de alguns minutos veio a óbito. Segundo informes, os algozes são da GDE da Babilônia. Tbm Amanari. Estavam em uma casa, onde foi invadida e começaram a disparar em todos. 04 obitos no local,03 homens e uma mulher.  *🅰️𝐆𝐔𝐀𝐑𝐃𝐀𝐍𝐃𝐎 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÕ𝐄𝐒* 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 🚔 *T&RÇ@-F&IR@/14/11/𝟐𝟎𝟐3*