Pular para o conteúdo principal

24ª Caminhada com Maria reúne milhares de fiéis em Fortaleza para celebrar a fé e a devoção a Nossa Senhora da Assunção

  Arquidiocese Notícias Pastoral Serviços Missas Gostou? Compartilhe! Início / Notícias / Destaques 24ª Caminhada com Maria reúne milhares de fiéis em Fortaleza para celebrar a fé e a devoção a Nossa Senhora da Assunção 14/08/2026 12:00 Caminhada com Maria 2025 – Foto: Sercom Arqfor Tradicional manifestação religiosa acontece no dia 15 de agosto e integra as celebrações dos 300 anos de Fortaleza com o tema “Por Cristo, caminhamos com Maria nos 300 anos de Fortaleza” A Arquidiocese de Fortaleza realiza, no dia 15 de agosto (sábado), a 24ª Caminhada com Maria, tradicional manifestação de fé mariana que reúne milhares de fiéis pelas ruas da capital cearense. A peregrinação terá início às 14h, com saída do Santuário Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, e seguirá até a Igreja Santa Edwiges, no bairro Jacarecanga. Neste ano, a Caminhada com Maria será celebrada com o tema “Por Cristo, caminhamos com Maria nos 300 anos de Fortaleza”, em sintonia com as comemorações do tricen...

IFCE divulga edital unificado de Auxílios Estudantis 2026.2

 

IFCE divulga edital unificado de Auxílios Estudantis 2026.2

Seleção é destinada a estudantes dos campi Guaramiranga, Mombaça e Pecém

Publicada por Francisco Aquino em 13/08/2026 Atualizada em 13 de Agosto de 2026 às 13:40

A Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) do Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou o Edital Unificado de Auxílios Estudantis, referente ao semestre 2026.2, destinado a estudantes dos campi Guaramiranga, Mombaça e Pecém.

A seleção estabelece os critérios e procedimentos para participação no Programa de Auxílios, conforme a Resolução nº 24, de 1º de março de 2023, do Conselho Superior do IFCE.

As inscrições serão realizadas de 17 a 31 de agosto de 2026, exclusivamente pelo Sistema Informatizado de Assistência Estudantil (SISAE) (https://sisae.ifce.edu.br/).

Quem pode participar

O processo seletivo é destinado aos estudantes dos campi contemplados pelo edital que atendam aos critérios estabelecidos para concessão dos auxílios estudantis.

A seleção considera a situação socioeconômica do estudante e de seu grupo familiar. Entre os documentos solicitados estão comprovantes de renda dos integrantes do grupo familiar, comprovante de residência e, quando houver, documentação relacionada ao recebimento do Bolsa Família.

Para estudantes que solicitarem o Auxílio Permanência Acadêmica, também podem ser apresentados documentos complementares relacionados à situação familiar, despesas com aluguel e deslocamento, entre outras condições previstas no edital.

Como realizar a inscrição

A solicitação deverá ser feita pelo SISAE, disponível em https://sisae.ifce.edu.br/.

No primeiro acesso, o estudante que ainda não possui cadastro deverá realizar seu registro no sistema. Em seguida, deverá acessar o SISAE com matrícula e senha, selecionar a opção “Nova Inscrição”, escolher a oferta correspondente e preencher a caracterização sociofamiliar.

Os documentos deverão ser anexados diretamente no sistema. Cada campo destinado à documentação permite o envio de vários arquivos. Ao finalizar o preenchimento, o estudante deverá conferir as informações e documentos enviados e concluir a inscrição.

É importante verificar se todos os documentos exigidos foram anexados corretamente antes da finalização da solicitação.

Etapas da seleção

O processo seletivo será realizado em quatro etapas:

  1. Inscrição no SISAE, com o envio dos documentos comprobatórios;
  2. Análise documental pelo Serviço Social;
  3. Entrevista, quando necessária;
  4. Visita domiciliar, quando necessária.

A análise documental ocorrerá de 1º a 15 de setembro, enquanto as entrevistas, quando necessárias, estão previstas para o período de 1º a 14 de setembro, de forma on-line, por meio do Google Meet.

Acompanhe a inscrição pelo SISAE

Depois de concluir a solicitação, o estudante deverá acompanhar a inscrição pela opção “Acompanhamento de Inscrições” no SISAE.

Enquanto o período de inscrição estiver aberto, será possível verificar os documentos enviados e, caso necessário, corrigir ou complementar a documentação. O sistema também informará, quando houver, a realização de entrevista.

O resultado parcial será divulgado em 15 de setembro. A partir dessa data, o estudante poderá consultar no sistema o status da solicitação, que poderá indicar auxílio concedido, auxílio indeferido ou inclusão em lista de espera, acompanhado da justificativa do Serviço Social.

Recursos

Os estudantes poderão apresentar recurso contra o resultado parcial nos dias 16 e 17 de setembro, diretamente pelo SISAE.

O recurso deverá apresentar os argumentos que fundamentem o pedido de reanálise. Durante esse período, o estudante também poderá anexar documentos para subsidiar a solicitação, conforme as regras estabelecidas no edital.

O resultado final está previsto para 23 de setembro de 2026.

Pagamento dos auxílios

O pagamento dos auxílios está condicionado à disponibilidade e à liberação dos recursos orçamentários. Os valores serão transferidos diretamente para a conta bancária do estudante, não sendo permitido o pagamento em conta de terceiros ou conta conjunta.

Conforme o edital, as parcelas serão pagas de forma retroativa ao mês de agosto de 2026. Estudantes que atendam ao perfil socioeconômico e aos requisitos do edital, mas não sejam contemplados inicialmente em razão da disponibilidade orçamentária, poderão permanecer em lista de espera durante a vigência do edital.

Após a divulgação do resultado final, os estudantes selecionados terão cinco dias úteis para informar os dados bancários no SISAE, sob pena de perda do benefício.

Fique atento aos documentos

Os documentos apresentados devem estar legíveis, completos e dentro do período de validade estabelecido no edital. Declarações que exigem assinatura devem estar datadas e assinadas, e o edital também permite declarações com assinatura eletrônica realizada pela conta gov.br, desde que atendidos os requisitos formais. Não serão aceitas rubricas em substituição às assinaturas, salvo nas situações previstas no próprio edital.

Serviço

Edital: Edital Unificado de Auxílios Estudantis 2026.2
Campi contemplados: Guaramiranga, Mombaça e Pecém
Inscrições: 17 a 31 de agosto de 2026
Onde: SISAE, em sisae.ifce.edu.br
Resultado parcial: 15 de setembro de 2026
Recursos: 16 e 17 de setembro de 2026
Resultado final: 23 de setembro de 2026.

Atenção: em caso de dificuldades técnicas para realizar procedimentos no SISAE, o edital orienta o estudante a abrir chamado junto à Diretoria de Tecnologia da Informação (DGTI), pelo caminho indicado no próprio documento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Chacina em Maranguape

 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 *~𝐍🅾️𝐭í𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐂🅾️𝐦 ©️𝐫𝐞𝐝𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞~* *©️𝐞𝐚𝐫á 𝐧𝐚 🅿️𝐚𝐧𝐝𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐝𝐚 🅱️𝐚𝐥𝐚*🔫 *MAIS UMA MULHER É ASSASSINADA,JÁ SÃO 2️⃣3️⃣3️⃣ MULHERES ASSASSINADAS NO CEARÁ* *A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NÃO PARA NO CEARÁ* *MARANGUAPE/CHACINA* Segundo informações quarto pessoas foram executadas no Distrito de Amanari.  Elemento pernicioso, do Fundoró, Amanari, lesionado a bala, e depois de alguns minutos veio a óbito. Segundo informes, os algozes são da GDE da Babilônia. Tbm Amanari. Estavam em uma casa, onde foi invadida e começaram a disparar em todos. 04 obitos no local,03 homens e uma mulher.  *🅰️𝐆𝐔𝐀𝐑𝐃𝐀𝐍𝐃𝐎 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÕ𝐄𝐒* 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 🚔 *T&RÇ@-F&IR@/14/11/𝟐𝟎𝟐3*