IFCE é campeão de torneio juvenil na China
Time brasileiro bateu equipe da Argentina na final por 3x1 em Fujian
Publicada por Icaro Sousa em 06/08/2026 ― Atualizada em 6 de Agosto de 2026 às 10:50

O time do Instituto Federal do Ceará (IFCE) fez bonito no Torneio Internacional Juvenil de Cidades-Irmãs da Província de Fujian, no sudeste da China. Representando o Brasil, os cearenses bateram a equipe da província de Catamarca, da Argentina, por 3x1, na final, e se sagraram campeões da competição de futsal adaptado à grama nesta quinta-feira, 6.
A competição reuniu 12 equipes de 10 países e dos cinco continentes. O time do IFCE, com seis atletas de 18 a 20 anos, foi representado por Kauan Maciel e Vinícius Matos, do campus de Fortaleza; Isaac Vieira e João Vitor da Silva, de Quixadá; Matheus Soares e Filipe Soares, de Tianguá.
Na campanha, o IFCE teve quatro vitórias e um empate. Além da vitória contra os argentinos, na primeira fase, os cearenses venceram o Spark Ornament, de Hong Kong, por 9x1; o Grosseto, da Itália por 3x0; e o FK Bor 1919, da Sérvia, por 4x2. Além disso, empataram com a equipe da Universidade de Nagasaki, do Japão, por 2x2 com vitória nos pênaltis por 4x2 (o regulamento previa penalidades em caso de empate mesmo não sendo um jogo eliminatório).
Destaques e dificuldades
A delegação cearense foi liderada pelo chefe do Departamento de Educação Física e Esporte do IFCE, Emmanuel Carneiro, e teve como técnico o professor Paulo Gaia, do campus de Acopiara. O treinador enfatizou a importância do feito e valorizou o fato de o Instituto ter tido o artilheiro da competição – João Vitor, o Vitinho – e o goleiro menos vazado – Kauan.
Gaia destacou também algumas dificuldades para chegar ao título, como a longa a viagem de 33 horas de Fortaleza até a China, incluindo conexão em Amsterdã; o fuso horário de 11 horas de diferença; o calor, com temperaturas que chegaram aos 40 graus; a agenda intensa, com dois jogos por dia; e a comida, muito diferente da que os atletas estão acostumados. Segundo ele, a disciplina e a colaboração dos atletas foram essenciais para superar esses desafios.
Quanto à adaptação de jogar futsal na grama, o treinador disse que foi difícil, mas contornável, visto que os atletas são acostumados a jogar futebol de campo também.
---
Ícaro Joathan - Comunicação Social/reitoria IFCE
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.