NOITE DE COPA! Com o Mineirão novamente lotado, Cruzeiro inicia a disputa das oitavas de final da Libertadores
O Cruzeiro terá uma grande batalha pela Conmebol Libertadores nesta quarta-feira. Às 21h30, La Bestia Negra receberá o Flamengo, no Mineirão, para o primeiro duelo das oitavas de final da competição continental. Com o Gigante da Pampulha absolutamente lotado, o time celeste jogará junto com a Nação Azul em busca do resultado positivo neste jogo de ida dentro de casa.
O Cabuloso chega às oitavas de final após superar o considerado “grupo da morte” na fase anterior da Libertadores. No grupo D da competição, o time celeste enfrentou o Boca Juniors (ARG), o Barcelona (EQU) e a Universidad Católica (CHI), tradicionais equipes do continente. O time comandado pelo técnico Artur Jorge somou 11 pontos, ficando na segunda colocação da chave.
A preparação cruzeirense para a primeira partida contra o Flamengo contou com dois treinamentos na Toca da Raposa 2. Após a boa vitória sobre o Mirassol, na manhã de domingo, pelo Brasileirão, os atletas se reapresentaram na manhã de segunda-feira e iniciaram os trabalhos para o compromisso pela Libertadores. Já na tarde de terça, o técnico Artur Jorge realizou os ajustes finais com o grupo celeste.
Para as oitavas de final da Libertadores, o Cruzeiro tem cinco novidades no elenco. O lateral esquerdo Gabriel Rojas, o volante Zé Lucas, além dos atacantes João Costa, Lucho Rodríguez e Wesley, atletas contratados pelo clube na atual janela de transferências, foram inscritos na competição e estão aptos a reforçar o time celeste a partir desta fase.
Para o primeiro confronto das oitavas de final, o time celeste tem dois desfalques. O lateral Fagner e o volante Lucas Romero receberam o terceiro cartão amarelo na rodada final da fase de grupos e cumprirão suspensão nesta quarta-feira.
No Departamento de Saúde e Performance da Toca 2, o atacante Gabriel Pec, que sofreu uma fratura na tíbia da perna esquerda, foi submetido à intervenção cirúrgica no Hospital Orizonti e iniciou nesta semana o processo de recuperação na Toca 2. O atacante Sinisterra, que teve diagnosticada uma importante lesão na coxa esquerda, foi submetido a cirurgia conduzida pelo médico Lesse Lempainen, principal referência mundial no tratamento de lesões na coxa. O procedimento aconteceu na Finlândia.
O goleiro Cássio, em recuperação de uma grave lesão multiligamentar no joelho esquerdo, segue em forte evolução e cumpre a etapa de transição, já participando parcialmente dos treinamentos com o grupo. Quem também se encontra nesta mesma etapa de trabalhos é o goleiro Léo Aragão, que se recupera de uma lesão muscular sofrida ainda durante o empréstimo ao Avaí.
NA HISTÓRIA: CRUZEIRO x FLAMENGO
Um dos grandes clássicos do futebol brasileiro, Cruzeiro e Flamengo alcançaram em 2024 a histórica marca de 100 confrontos entre si. O retrospecto total é equilibrado nos 104 jogos disputados, tendo o Cruzeiro vencido o time carioca em 36 partidas e sendo superado 40 vezes. As equipes ainda ficaram no empate em 28 oportunidades.
O primeiro registro de um jogo entre os clubes descreve um empate por 3 a 3 em 23 de setembro de 1923. Palestra Itália à época, o recém novo clube de Minas estava em seu terceiro ano de vida e recebeu o adversário carioca para uma partida válida pela Taça 20 de Setembro, que marcava o festival de inauguração oficial do Estádio Barro Preto, primeira casa celeste. O jogo intenso com um empate recheado de gols foi um prenúncio dos grandes embates que aconteceriam pelas décadas seguintes.
Ao longo do tempo, Cruzeiro e Flamengo viveram alternâncias de domínio, que resultou no atual retrospecto bastante disputado. No século atual, o confronto ganhou um destaque especial pelas decisões de títulos da Copa do Brasil. Em 2003 e 2017, os clubes chegaram à final do torneio, e o Cruzeiro levou a melhor em ambas as finais, faturando o tricampeonato e o pentacampeonato, respectivamente.
Pela Conmebol Libertadores, os clubes tiveram um único enfrentamento: nas oitavas de final da edição de 2018. Após grande vitória no Maracanã, por 2 a 0, e revés por 1 a 0 no Mineirão, o Cruzeiro eliminou o Flamengo naquela oportunidade e avançou para as quartas de final.
INGRESSOS ESGOTADOS (DE NOVO)!
Assim como no último domingo, pelo Brasileirão, a Nação Azul esgotou toda a carga de ingressos disponibilizada para o jogaço desta noite. O público esperado no Mineirão é de aproximadamente 60 mil torcedores.
CONFRONTO: CRUZEIRO x Flamengo
DATA: 12/08/2026
HORÁRIO: 21h30
MOTIVO: Conmebol Libertadores – Oitavas de Final (ida)
LOCAL: Mineirão, em Belo Horizonte
TRANSMISSÃO: Globo, GE TV e Paramount+
>> RETROSPECTO: Cruzeiro x Flamengo
104 jogos (36 vitórias, 28 empates e 40 derrotas)
123 gols marcados / 137 gols sofridos
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.