Pular para o conteúdo principal

Brasil e EUA definem data de reunião para discutir tarifaço Encontro virtual entre autoridades ocorrerá na próxima segunda-feira

  Brasil e EUA definem data de reunião para discutir tarifaço Encontro virtual entre autoridades ocorrerá na próxima segunda-feira Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil Publicado em 25/08/2026 - 16:41 Brasília © Tânia Rêgo/Agência Brasil Versão em áudio O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, e o representante comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês), Jamieson Greer, vão se reunir na próxima segunda-feira (31), às 14h30, no horário de Brasília. O encontro será virtual e foi confirmado pelo ministério à Agência Brasil. A retomada das tratativas foi acertada durante telefonema entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, ocorrido na última sexta-feira (21). A conversa durou cerca de uma hora e 20 minutos e, segundo o Palácio do Planalto, ocorreu de forma cordial. Os dois líderes abriram um novo canal de diálogo entre Brasília e Washington em meio à disputa comercial provocada pelas tarifas impostas...

Prefeitura oferta vacinação e outros serviços de saúde a trabalhadores por aplicativo na Paradinha da Aguanambi Iniciativa oferece atendimentos de saúde, orientações e ações de prevenção de acidentes de trânsito; programação continua nesta quarta-feira (26/8), na Paradinha do Papicu

 

Prefeitura oferta vacinação e outros serviços de saúde a trabalhadores por aplicativo na Paradinha da Aguanambi

Iniciativa oferece atendimentos de saúde, orientações e ações de prevenção de acidentes de trânsito; programação continua nesta quarta-feira (26/8), na Paradinha do Papicu


Compartilhe:

A foto mostra um trabalhador por aplicativo sendo vacinado durante a ação
Além da vacinação, a iniciativa ofertou serviços de saúde, orientações e atividades de prevenção para motoristas, motociclistas, ciclistas e entregadores que utilizam plataformas digitais (Foto: Kiko Silva)

A Prefeitura de Fortaleza realizou, nesta terça-feira (25/8), o primeiro dia da ação de promoção da saúde e prevenção de acidentes de trânsito voltada aos trabalhadores por aplicativo que utilizam as Paradinhas. A mobilização ocorreu na unidade da Aguanambi, sob o viaduto das avenidas Pontes Vieira e 13 de Maio, e ofereceu serviços de saúde, vacinação, orientações e atividades de prevenção para motoristas, motociclistas, ciclistas e entregadores que utilizam plataformas digitais. A ação continua nesta quarta-feira (26/8), das 14h às 17h, na Paradinha do Papicu, localizada no viaduto da Avenida Engenheiro Santana Júnior com a Avenida Santos Dumont.

A ação tirou o entregador Adriano Pereira de Freitas da correria do dia a dia e foi uma maneira de fazê-lo se desligar por um instante do trabalho e voltar renovado. “Esse evento serve para a gente cuidar um pouco mais da gente, da nossa saúde, porque a gente mal tem tempo para isso. Tirar um tempinho, porque se a gente não estiver bem, não podemos fazer nosso trabalho. Então, temos que cuidar da gente também”, ressalta.

Para Adriano, o evento também se destacou pela utilidade dos serviços ofertados. “Eu tirei a pressão, mediram o peso, mediram a glicemia, a altura, e recebi a massagem, que é muito bom também, porque alivia um pouco aquela tensão do dia a dia, dos movimentos repetitivos que a gente faz dirigindo a moto”.

O entregador Vicente de Brito sentiu rapidamente os impactos da ação. “Eu saí maravilhoso, dou nota 10. Recebi a massagem e dei uma melhorada nas minhas costas, estava sentindo uma dorzinha nas costas, e fiquei muito bom. Deu um ânimo para trabalhar”.

Além de medir a pressão e a glicemia, o entregador Emanuel Chaves Lobo também passou por uma aula de primeiros socorros. “É um evento que proporciona várias coisas que, no dia a dia, se tu procurar, tu não vai encontrar onde resolver”, conta.

Trabalhando com entregas e transporte de passageiros há aproximadamente quatro anos, ele considera iniciativas como as paradinhas e a ação desta terça-feira como uma nova forma de cuidar da categoria. "Quando não tinha isso aqui (a Paradinha), o cabra tinha que ir só Deus sabe aonde para tomar água, descansar e ir ao banheiro. Não tinha outro local. Não foi sempre que as pessoas olharam para a categoria de motoboy, motorista, mas as coisas estão mudando, está ficando melhor”.

Promoção de saúde

Promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a ação aconteceu das 14h às 17h. A programação incluiu vacinação, orientações sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), saúde bucal, postura, ergonomia, alongamentos e segurança no trânsito.

A secretária da Saúde, Riane Azevedo, destacou que a iniciativa leva cuidados e orientações diretamente aos trabalhadores por aplicativo, considerando as particularidades da rotina de quem passa grande parte do dia no trânsito.

“É uma ação de promoção da saúde para os trabalhadores por aplicativo, uma categoria que têm uma rotina de trabalho intensa, no meio da qual nem sempre conseguem encontrar tempo para se cuidar. Trouxemos informações sobre primeiros socorros, a exposição ao sol e o cuidado com a pele, além das orientações de trânsito. É importante termos esse olhar e esse cuidado com essas pessoas que se deslocam durante longos períodos e estão muito expostas. Nós pretendemos realizar outras ações dessa natureza periodicamente, facilitando o acesso aos serviços e trabalhando a saúde de forma preventiva”, afirmou a secretária.

A iniciativa contou ainda com a participação da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), da Escola de Saúde Pública de Fortaleza (EspFor), do aplicativo 99 e da sociedade civil. A proposta é aproximar os serviços públicos da rotina dos profissionais que passam grande parte do dia nas ruas, ampliando o acesso à informação e às ações de prevenção.

Ponto de apoio

As Paradinhas foram implantadas com o objetivo de oferecer melhores condições de trabalho, conforto e bem-estar aos profissionais que atuam diariamente no transporte e na entrega por aplicativos em Fortaleza. Atualmente, duas unidades estão em funcionamento na Capital e registram, juntas, mais de 7,5 mil utilizações mensais. Uma terceira unidade, no bairro Antônio Bezerra, está em obras, com previsão de entrega até novembro de 2026.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Chacina em Maranguape

 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 *~𝐍🅾️𝐭í𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐂🅾️𝐦 ©️𝐫𝐞𝐝𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞~* *©️𝐞𝐚𝐫á 𝐧𝐚 🅿️𝐚𝐧𝐝𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐝𝐚 🅱️𝐚𝐥𝐚*🔫 *MAIS UMA MULHER É ASSASSINADA,JÁ SÃO 2️⃣3️⃣3️⃣ MULHERES ASSASSINADAS NO CEARÁ* *A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NÃO PARA NO CEARÁ* *MARANGUAPE/CHACINA* Segundo informações quarto pessoas foram executadas no Distrito de Amanari.  Elemento pernicioso, do Fundoró, Amanari, lesionado a bala, e depois de alguns minutos veio a óbito. Segundo informes, os algozes são da GDE da Babilônia. Tbm Amanari. Estavam em uma casa, onde foi invadida e começaram a disparar em todos. 04 obitos no local,03 homens e uma mulher.  *🅰️𝐆𝐔𝐀𝐑𝐃𝐀𝐍𝐃𝐎 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÕ𝐄𝐒* 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 🚔 *T&RÇ@-F&IR@/14/11/𝟐𝟎𝟐3*