Pular para o conteúdo principal

2ª Turma mantém na Justiça Federal ação contra declarações de procurador da República Caso envolve entrevista concedida em 2005 e discussão sobre aplicação de precedente do STF relativo à responsabilidade de agentes públicos

  2ª Turma mantém na Justiça Federal ação contra declarações de procurador da República   Caso envolve entrevista concedida em 2005 e discussão sobre aplicação de precedente do STF relativo à responsabilidade de agentes públicos  18/08/2026 19:05 - Atualizado há 1 hora atrás Foto: Gustavo Moreno/STF Nesta terça-feira (18), a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve na Justiça Federal uma ação de indenização envolvendo declarações de um procurador da República à imprensa. Por maioria, ao julgar a Reclamação (Rcl) 61413 , de relatoria do ministro Dias Toffoli, o colegiado considerou que, diante das particularidades do caso e do contexto em que ocorreram os fatos, há interesse jurídico da União e legitimidade para a intervenção do Ministério Público Federal (MPF) no processo.  Entrevista  A controvérsia teve origem em 2005, quando o juiz federal Macário Ramos Júdice Neto ajuizou ação contra o procurador da República Bruno Freire de Carvalho Cala...

Saúde mental: Prefeitura entrega mais um CAPS AD requalificado Equipamento passou por melhoria completa na infraestrutura; outras sete unidades da Rede de Atenção Psicossocial estão em obras

 

Saúde mental: Prefeitura entrega mais um CAPS AD requalificado

Equipamento passou por melhoria completa na infraestrutura; outras sete unidades da Rede de Atenção Psicossocial estão em obras


Compartilhe:
médica psiquiátrica atende um paciente, que está de costas, num consultório do CAPS
O CAPS AD Centro atende pessoas com problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas e também é referência para a população em situação de rua que faz uso de substâncias (Fotos: Beatriz Boblitz)

A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta terça-feira (18/8), a requalificação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) do Centro. A unidade recebeu cerca de R$ 150 mil em melhorias na estrutura física.

Durante a entrega, o prefeito Evandro Leitão destacou que a requalificação da unidade integra um projeto de recuperação dos equipamentos de saúde mental e assistência social, incluídos no Plano Fortaleza Inclusiva.

“Quando assumimos a Prefeitura de Fortaleza, encontramos uma rede de saúde mental completamente deteriorada, em uma situação extremamente caótica. Estamos fazendo esse resgate, com recuperação e requalificação das unidades. Iniciamos quando chamamos para a nossa rede os aprovados para a Raps, em que 178 novos servidores foram convocados. Esta é a quarta unidade que entregamos, de um total de 24 equipamentos. Temos 16 CAPS, quatro residências terapêuticas e quatro casas de acolhimento.”

grupo de pessoas posa para a foto
“Quando assumimos a Prefeitura, encontramos uma rede de saúde mental completamente deteriorada. Estamos fazendo esse resgate, com recuperação e requalificação das unidades", afirmou Evandro

Evandro também destacou que outra unidade será entregue ainda nesta semana.

“Nesta quinta-feira, vamos entregar mais um CAPS no Jardim América, e temos mais sete unidades em andamento, passando por reforma e requalificação para serem entregues à população”, completou.

Com a entrega, a gestão chega ao quarto equipamento de saúde mental requalificado. Além do CAPS AD Centro, outras sete unidades da rede estão em obras simultaneamente.

As intervenções incluíram a instalação de nova fachada, pintura, revisão das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, reforço estrutural, manutenção dos telhados e instalação de piso tátil, ampliando as condições de acessibilidade e segurança do equipamento.

A secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, destacou a importância do CAPS AD para o atendimento à população em situação de rua que vive e circula na região central de Fortaleza.

“Esse é um equipamento muito importante porque fica na região central e foi reformado a partir de um apelo da população. Os demais equipamentos ficavam muito distantes para quem mora ou circula nessa região, então este CAPS dá cobertura ao Centro e à Praia de Iracema.”

“Cerca de 90% das pessoas que frequentam este CAPS estão em situação de rua. Muitos vêm a pé, porque não têm transporte, e passam aqui durante a manhã e a tarde. Então, é um equipamento que oferece mais qualidade no atendimento e no cuidado, contribuindo para a qualidade de vida dessas pessoas.”

É o caso de Gilberto Barros, atendido pela unidade há alguns anos. Além de utilizar o CAPS AD como espaço de atendimento e convivência, ele também encontrou no equipamento um local para praticar sua arte com folhas de plantas.

“Está ótimo. A estrutura ficou muito boa, muito bem pintada, e o atendimento aqui é excelente. Mesmo estando em situação de rua, a gente recebe muito carinho e atenção. O que eu mais gosto daqui é o amor, o carinho e a atenção que a gente recebe. O atendimento é ótimo.”

Atendimento especializado

Gilberto Barros posa para a foto com uma folha na mão
Gilberto Barros é atendido pelo CAPS AD há alguns anos

O CAPS AD Centro atende pessoas com problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas e também é referência para a população em situação de rua que faz uso de substâncias.

O acesso ao serviço pode ocorrer por meio dos postos de saúde ou por demanda espontânea. A unidade conta com profissionais que oferecem acolhimento, atendimento clínico e psicológico, acompanhamento individual e coletivo, troca de experiências, dinâmicas e atividades lúdicas.

A estrutura requalificada dispõe de espaço de convivência, salas de acolhimento e enfermagem, Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), sala para reuniões em grupo, biblioteca e consultório.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Chacina em Maranguape

 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 *~𝐍🅾️𝐭í𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐂🅾️𝐦 ©️𝐫𝐞𝐝𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞~* *©️𝐞𝐚𝐫á 𝐧𝐚 🅿️𝐚𝐧𝐝𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐝𝐚 🅱️𝐚𝐥𝐚*🔫 *MAIS UMA MULHER É ASSASSINADA,JÁ SÃO 2️⃣3️⃣3️⃣ MULHERES ASSASSINADAS NO CEARÁ* *A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NÃO PARA NO CEARÁ* *MARANGUAPE/CHACINA* Segundo informações quarto pessoas foram executadas no Distrito de Amanari.  Elemento pernicioso, do Fundoró, Amanari, lesionado a bala, e depois de alguns minutos veio a óbito. Segundo informes, os algozes são da GDE da Babilônia. Tbm Amanari. Estavam em uma casa, onde foi invadida e começaram a disparar em todos. 04 obitos no local,03 homens e uma mulher.  *🅰️𝐆𝐔𝐀𝐑𝐃𝐀𝐍𝐃𝐎 𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐈𝐍𝐅𝐎𝐑𝐌𝐀ÇÕ𝐄𝐒* 🚔🇧🇷🚑🛑🚨🚔🇧🇷🚑🛑🚨 🚔 *T&RÇ@-F&IR@/14/11/𝟐𝟎𝟐3*