Pular para o conteúdo principal

DOM ALOÍSIO É CHAMADO DE SANTO EM MISSA ONDE TASSO E LUIZIANNE SE CUMPRIMENTAM

COTIDIANO E POLÍTICA
"Com participação de 30 religiosos, o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tose, presidiu, na noite deste sábado, na Catedral, a Missa de Ressurreição do Cardeal Aloísio Lorscheider, ex-arcebispo de Fortaleza. Dom Aloísio morreu no último domingo e foi sepultado na quinta-feira em Imigrantes, interior do Rio Grande do Sul. A concelebração demorou cerca de uma hora e meia e foi de bancos tomados por fiéis e alguns poucos grupos com faixas saudando a memória do "pastor dos pobres".Além de dom José Antônio, participaram ainda o bispo de Sobral, dom Fernando Saburido, e dom Geraldo Nascimento, hoje morador de Sobral e que foi bispo auxiliar de dom Aloísio. Veio da fala de dom Geraldo, no fim do ato, uma das adjetivações mais aplaudidas: "Obrigado, dom Aloísio, o senhor é o mais novo santo da Igreja".E, pelo visto, um santo que já obrou milagre nessa mesma noite, pois conseguiu atrair para a missa o senador Tasso Jereissati (PSDB) e a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT). Os dois são adversários políticos mas, ao final da celebração, acabaram se cumprimentando e trocando um "Feliz 2008 pra você!"Tasso e Luizianne, em meio a uma celebração simples, mas cheia de emoção, viveram uma noite de opostos se atraindo em certos momentos."

DETALHE 1 - Luizianne Lins chegou à celebração no fim da homilia, mais ou menos meia hora depois do início do ato, não ouvindo palavras de dom José afirmando que dom Aloísio foi um verdadeiro franciscano "que se destacou por seu amor incondicional a Deus"; Tasso Jereissati, que era conhecido por atrasar compromissos quando governador, chegou à Catedral com 20 minutos de antecedência.

DETALHE 2 - Tasso se sentou à esquerda do altar, tendo ao lado dona Renata, sua mulher, o deputado estadual José Theodoro, e próximo o presidente regional do PSDB, Carlos Matos. Já Luizianne, sentou-se à direita do altar, na companhia do deputado estadual Artur Bruno, do superintendente da Guarda Municipal, Arimá Rocha, e do vereador Paulo Mindello (PSB).

DETALHE 3 - Tasso e Luizianne vestiam branco;

DETALHE 4 - Tasso e dona Renata comungaram; Luizianne optou por acompanhar os cânticos qeu ganharam, ao final da celebração, a participação do Coral Renascer, formado por jovens internos do Centro de Ressocialização Infanto-Juventil Dom Aloísio Lorscheider, que entoaram a música "Amigos para sempre".

DETALHE 5 - Os dois falaram ao final da missa sobre dom Aloísio e comungaram num mesmo ponto: o Cardeal, que combateu a ditadura, era, acima de tudo, um homem defensor dos direitos humanos. Luizianne disse que conviveu em muitas lutas com dom Aloísio, enquanto Tasso agradeceu a Deus por ter lhe dado "a graça" de ter sido amigo do Cardeal.

DETALHE 6 - Os dois foram cercados ao final da missa por fiéis. Muitos abraços, bilhetes recebidos, pose para fotografias.

ENTRE AS PRESENÇAS - Deodato Ramalho (SER IV), Cláudio Régis (CBJP), vereador Salmito Filho e senhora, Mário Mamede (ESP), Odorico Monteiro (Saúde Municipal), Rui Aguiar (Unicef) e o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, René Barreira que, como ex-reitor da UFC, lembrou que a Instituição havia conferido a dom Aloísio o título de Doutor Honoris Causa.

HOMENAGEM - Ao final, o cantador Tião Simpatia entoou versos em homenagem a Dom Aloísio, destacando que o céu ganhava mais um santo.

Fonte: Blog Eliomar de Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!