Uma pesquisa da Universidade Federal do Ceará (UFC) revelou que o esgoto lançado no mar de Fortaleza pode retornar à população por uma via pouco perceptível: o ar. O estudo identificou bactérias de origem intestinal humana tanto na superfície do oceano quanto em bioaerossóis, partículas microscópicas lançadas na atmosfera pelo rompimento de bolhas e pela ação das ondas na costa. A descoberta amplia a compreensão dos impactos da poluição por esgoto em áreas urbanas litorâneas. Os pesquisadores coletaram amostras em pontos próximos à foz do Riacho Maceió, no Mucuripe, durante as estações seca e chuvosa, que mostraram a presença recorrente de enterobactérias, presentes no intestino humano e associadas à contaminação por material fecal. Mais de 70% dos microrganismos foram identificados tanto na água quanto nos aerossóis marinhos, indicando uma conexão entre a contaminação das águas costeiras e a qualidade do ar na orla. Ao todo, foram identificados 29 grupos bacterianos, incluind...
COTIDIANO
"Fortaleza ganha mais de 2 mil novas árvores. As mudas estão sendo plantadas em comemoração à Semana da Árvore. A idéia é deixar a cidade mais arejada, mas é fundamental a ajuda da população, de todos nós, nos cuidados e na preservação do meio ambiente.Movimento fora do comum neste sábado na avenida Godofredo Maciel. O canteiro central foi todo arborizado. Foram plantadas 100 mudas de plantas nativas. Pau Brasil, oiti, paud'arco, mais conhecida como ipê. Árvores que agradaram os moradores da Maraponga.O plantio faz parte das comemorações da semana da árvore. Oito dias dedicados ao verde da cidade. A esperança é que este seja o começo de uma mudança. Fortaleza tem 4 metros quadrados de área verde por habitante. O recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) é três vezes maior: 12 metros quadrados por habitante. Uma diferença que é percebida pelos moradores.Na maior parte do Brasil, a semana da árvore é no mês de setembro, mas no Ceará e em todo o Nordeste, é comemorada em março, por causa do período chuvoso. Nessa época, a própria natureza se encarrega de regar as plantas.Mas o cuidado deve ser maior. Para isso, é importante a ajuda da população."
Fonte: TV Verdes Mares
"Fortaleza ganha mais de 2 mil novas árvores. As mudas estão sendo plantadas em comemoração à Semana da Árvore. A idéia é deixar a cidade mais arejada, mas é fundamental a ajuda da população, de todos nós, nos cuidados e na preservação do meio ambiente.Movimento fora do comum neste sábado na avenida Godofredo Maciel. O canteiro central foi todo arborizado. Foram plantadas 100 mudas de plantas nativas. Pau Brasil, oiti, paud'arco, mais conhecida como ipê. Árvores que agradaram os moradores da Maraponga.O plantio faz parte das comemorações da semana da árvore. Oito dias dedicados ao verde da cidade. A esperança é que este seja o começo de uma mudança. Fortaleza tem 4 metros quadrados de área verde por habitante. O recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) é três vezes maior: 12 metros quadrados por habitante. Uma diferença que é percebida pelos moradores.Na maior parte do Brasil, a semana da árvore é no mês de setembro, mas no Ceará e em todo o Nordeste, é comemorada em março, por causa do período chuvoso. Nessa época, a própria natureza se encarrega de regar as plantas.Mas o cuidado deve ser maior. Para isso, é importante a ajuda da população."
Fonte: TV Verdes Mares
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.