Uma pesquisa da Universidade Federal do Ceará (UFC) revelou que o esgoto lançado no mar de Fortaleza pode retornar à população por uma via pouco perceptível: o ar. O estudo identificou bactérias de origem intestinal humana tanto na superfície do oceano quanto em bioaerossóis, partículas microscópicas lançadas na atmosfera pelo rompimento de bolhas e pela ação das ondas na costa. A descoberta amplia a compreensão dos impactos da poluição por esgoto em áreas urbanas litorâneas. Os pesquisadores coletaram amostras em pontos próximos à foz do Riacho Maceió, no Mucuripe, durante as estações seca e chuvosa, que mostraram a presença recorrente de enterobactérias, presentes no intestino humano e associadas à contaminação por material fecal. Mais de 70% dos microrganismos foram identificados tanto na água quanto nos aerossóis marinhos, indicando uma conexão entre a contaminação das águas costeiras e a qualidade do ar na orla. Ao todo, foram identificados 29 grupos bacterianos, incluind...
POLÍTICA
"Uma campanha eleitoral com ética, respeito entre concorrentes e que possa servir de exemplo em matéria de limpeza, é o que a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargadora Huguette Braquehais, vai propor aos candidatos e representantes dos partidos políticos, nesta quinta-feira, às 17 horas, na sala de sessões do Tribunal. A reunião é para discutir propostas para a realização de um Pacto Eleitoral por uma Propaganda com Ética.O mesmo pacto foi proposto, com sucesso, nas eleições de 2006, no Ceará. A maioria dos partidos aderiu à iniciativa. Agora, a presidente do TRE-CE quer renovar esse pacto com os candidatos a prefeito de Fortaleza e ampliá-lo para todos os municípios do Ceará, por acreditar que é possível fazer política pensando no bem coletivo, respeitando os adversários e elevando o nível do debate."
Fonte:Texto reproduzido do Portal Ceará Agora,com informações do TRE
"Uma campanha eleitoral com ética, respeito entre concorrentes e que possa servir de exemplo em matéria de limpeza, é o que a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargadora Huguette Braquehais, vai propor aos candidatos e representantes dos partidos políticos, nesta quinta-feira, às 17 horas, na sala de sessões do Tribunal. A reunião é para discutir propostas para a realização de um Pacto Eleitoral por uma Propaganda com Ética.O mesmo pacto foi proposto, com sucesso, nas eleições de 2006, no Ceará. A maioria dos partidos aderiu à iniciativa. Agora, a presidente do TRE-CE quer renovar esse pacto com os candidatos a prefeito de Fortaleza e ampliá-lo para todos os municípios do Ceará, por acreditar que é possível fazer política pensando no bem coletivo, respeitando os adversários e elevando o nível do debate."
Fonte:Texto reproduzido do Portal Ceará Agora,com informações do TRE
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.