O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) revogou, por unanimidade, nesta sexta-feira (9), o título de doutor honoris causa concedido ao ex-presidente da República Emílio Garrastazu Médici em 1974. A decisão foi produzida pela Comissão da Verdade e Memória Luís Paulo da Cruz Nunes , instituída em 2024, a fim de ampliar e aprofundar debates e análises sobre os fatos ocorridos na Uerj durante o período da ditadura militar (1964-1985). O documento aponta que o homenageado não atendia aos critérios estabelecidos no regimento para outorga da honraria: “personalidade eminente, nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à humanidade”. “Os registros da Comissão Nacional da Verdade apontaram 180 casos de graves violações dos direitos humanos no período de recrudescimento ditatorial de Médici, mas estamos conscientes de que o elenco anterior já é suficiente para r...
"As comemorações pelos 75 anos do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral do Estado do Ceará (Sinditêxtil) continuam em grande estilo, com desfile de moda e entrega de prêmios da segunda edição do Concurso Sinditêxtil de Costura, Modelagem e Design. O evento, que será realizado no próximo dia 4 de novembro no complexo de entretenimento Mucuripe Club, em Fortaleza, já faz parte do calendário fashion da capital cearense. Na ocasião, os dez finalistas da categoria Design apresentarão suas criações e serão conhecidos os vencedores das categorias Costura e Modelista/Piloteira.
Segundo o presidente do Sinditêxtil, Ivan Bezerra Filho, o concurso é uma forma de reconhecer e dar visibilidade aos novos talentos do setor. "Estes novos profissionais têm a oportunidade de mostrar sua criatividade e começar a construir trajetórias de sucesso, assim como o vencedor da edição passada, Ivanildo Nunes, que está conquistando espaços no cenário da moda nacional e participa do concurso da Casa dos Criadores, em São Paulo. É mais uma prova do talento cearense que tem ajudado a fortalecer a cadeia produtiva de nosso setor, referência no cenário nacional", avalia.
Os finalistas da categoria Design seguem até a grande final visitando as indústrias filiadas ao Sinditêxtil, conhecendo, desenvolvendo e aprimorando os últimos detalhes de seus projetos que serão apresentados durante desfile no Mucuripe Club. O evento contará com a participação do empresariado local, parceiros, especialistas e formadores de opinião, imprensa local e nacional. Os finalistas estão tendo a oportunidade de desenvolver plenamente sua criatividade, inspirados no tema desta edição, Praias do Ceará.
Os dez finalistas da categoria Design foram definidos no último dia 25 de setembro, no Hotel Sonata de Iracema. Foram 58 trabalhos avaliados por Ivy Collyer, coordenadora do curso de design de moda da FIC; Monique Oliveira, coordenadora do curso de design de moda da Fanor; Maria de Jesus Medeiros, representando o curso de design de moda da Marista; Cristina Rejane Feitosa, designer do SENAI/CE, e Vanessa Gondo, designer da Miss Mano. Já no dia 5 de outubro, o Sinditêxtil promoveu workshop com a presença dos finalistas e das empresas Filati, TBM, Vicunha, Delfa, Dimitex, Pemalex, Jangadeiro e Unitêxtil, que expuseram amostras de produtos para que os designers observassem a qualidade e textura dos itens. Cada finalista terá o apoio das empresas têxteis filiadas ao Sinditêxtil com insumos para compor seus looks para a grande final.
As avaliações das categorias Costura (individual) e Modelista e Piloteira (dupla) ocorreram nos dias 23 e 30 de outubro, no SENAI Parangaba. Os vencedores de cada categoria receberão prêmios em dinheiro e equipamentos, dentre os quais máquinas de costura profissional. As vencedoras somente serão divulgadas no dia do grande evento.
O concurso cultural é apresentado esse ano pelo Sebrae e realizado pelo SinditêxtilCE, FIEC, SENAI/CE, Polomoda, Adece, Governo do Estado do Ceará, com o patrocínio do Senac, Dimitex, Delfa, Filati, Jangadeiro Tx, Manotropo, Sindconfecções, Sindroupas, Singer, Stik, TBM, Unitêxtil, Vicunha e o apoio da Abit, Casas Girão, Haco, Beatriz Têxtil e Sistema O Povo. Um detalhe: o desfile de abertura será capitaneado pela Manotropo, que em sua coleção valoriza os tecidos fabricados no Ceará.
Informações: Kelly Whitehurst de Castro, diretora executiva Sinditêxtil/CE.Telefones: 85 8724-1115 / 3421-5456."
Com informações do Portal Fiec Online
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.