Pular para o conteúdo principal

Especial Santificados no O POVO

"O POVO virá neste sábado, 30, com uma edição bem especial. Além da cobertura factual, colunas e reportagens, o leitor vai conferir o primeiro caderno da trilogia Santificados, que abordará a fé popular do nosso povo, através da veneração espontânea de mártires que viraram “santos”. Não são os santos com o aval da Igreja católica ou qualquer outra igreja. São pessoas santificadas pela imensa capacidade do cearense de acreditar e se devotar.

Em 16 páginas, a equipe de jornalistas traz um diálogo com toda essa fé espontânea. A trilogia é um resgate dos mártires, os santos anônimos, que estão longe dos altares e mais perto das beiras das estradas. O primeiro caderno foca o Cariri e abre a cobertura do O POVO sobre os 100 anos do Juazeiro do Norte.

O projeto Santificados foi desenvolvido ao longo dos seis meses pelo Núcleo de Reportagens Especiais do O POVO. Repórteres e fotógrafos percorreram sertões, serras e litoral catando toda essas manifestações de fé. O projeto gráfico é concepção do editor do Núcleo de Imagem do O POVO, Gil Dicelli, que se inspirou nos santuários das nossas casas, muito mais que peças de decoração, uma estética construída quase na ancestralidade.

Os próximo cadernos serão encartados – gratuitamente – no O POVO, nos dias 15 de maio e 5 de junho, respectivamente. Os textos são de Ana Mary C. Cavalcante, Cláudio Ribeiro, Demitri Túlio, Emerson Maranhão e Felipe Araújo, com artigo do jornalista e pesquisador Gilmar de Carvalho.

Em 2010, O POVO trouxe a trilogia de reportagem Inquisição - No Rastro dos Amaldiçoados, que rendeu vários prêmios locais e nacionais."

Fonte: jornalista Joelma Leal - Assessora de Imprensa do Grupo de Comunicação O Povo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Terreno na Dom Luís é bloqueado pela justiça

A 8ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza deferiu a favor da PH Empreendimentos, empresa do Sr. Paulo Henrique Martins, o pedido que proíbe a transferência e a alienação dos terrenos que formam o imóvel localizado na Avenida Dom Luís (entre as ruas Coronel Jucá e Professor Dias da Rocha) onde antes funcionava o Shopping Dom Luís. 
​Através de contrato com a Construtora Manhattan, o imóvel foi transferido e o pagamento, que deveria começar em 2014, não ocorreu. A Construtora também descumpriu diversas obrigações neste período. Embora a situação tenha rendido dissabores ao Sr. Paulo desde então, tentou-se buscar o bom senso da Construtora ao longo destes anos, sem sucesso. Em janeiro deste ano, foi iniciado o processo judicial cujo número é 0102164-08.2017.8.06.0001. 
Com a decisão da juíza Dra. Ana Kayrena da Silva Freitas, por meio do ofício 147/2017, o imóvel fica intransferível e inalienável como garantia de Justiça até que o processo seja julgado, haja vista que a Construtora, coligada…