Entre janeiro e dezembro de 2025, as Forças de Segurança do Ceará realizaram 43.493 diligências com a finalidade de cumprir mandados de prisão em aberto e 1.935 capturas de pessoas, no âmbito do Programa de Cumprimento de Mandados de Prisão (Procumpri). A iniciativa é desenvolvida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O programa, que funcionou em caráter experimental ao longo do último ano, foi regulamentado no último dia 29 de dezembro de 2025, por meio do decreto nº 37.055/2025, assinado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, e pelo secretário da SSPDS, Roberto Sá. O Procumpri é voltado à realização de ações estratégicas para o cumprimento de diligências em endereços de foragidos da Justiça, com foco na redução dos índices de criminalidade, especialmente dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), além do enfrentamento às organizações criminosas e outros grupos vulneráveis. Do total de capturas realizadas ...
Após ter sido adiado por motivos de segurança, o lançamento do Manual da Pessoa Presa – Direitos e Deveres dos Encarcerados foi remarcado para às 9 horas desta terça feira, 28 de junho, durante mutirão carcerário promovido pela Defensoria Pública do Estado, no ginásio da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II).
O mutirão irá acontecer das 9 às 17 horas e atenderá o maior número possível internos. A equipe multidisciplinar de atendimento é composta por Defensores Públicos, estagiários de Direito e do Projeto Fazer Direito, membros da Associação dos Privados de Liberdade (APL), voluntários voltados para assistência religiosa, assistentes sociais, entre outros profissionais.
Estarão envolvidos no mutirão Defensores Públicos tanto da capital como do interior, que se deslocarão, exclusivamente, até a Unidade para promover atendimento jurídico aos internos. O mutirão, uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Ceará, através do Núcleo Especializado em Execução Penal (NUDEP) e do Núcleo de Assistência aos Presos Provisórios e às Vítimas da Violência (NUAPP), conta com o apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, órgão parceiro da Defensoria Pública, que irá oferecer todo suporte operacional e logístico para realização do evento.
Com informações da Comunicação da Defensoria Pública do Estado
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.