O Ceará voltou a registrar um cenário de atenção em relação à situação hídrica. Dados mais recentes do Monitor de Secas, referentes a novembro de 2025, indicam que o estado apresenta o maior índice de seca grave dos últimos quase seis anos, com 26,73% do território nessa categoria. Até então, o dado mais grave havia sido registrado em janeiro de 2020, quando 28,27% do território cearense apresentou seca grave relativa. O cenário atual se aproxima desse patamar histórico e acende um alerta para os impactos da seca prolongada. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o agravamento do quadro está relacionado, principalmente, à escassez de chuvas no segundo semestre, período em que a reposição hídrica costuma ser mais limitada. Atualmente, a seca grave atinge 65 municípios concentrados nas macrorregiões Jaguaribana, mas também com registros no sul do estado, onde situa-se o Cariri, e no oeste do Sertão Central e Inhamuns. Entre os impactos associados...
"O governador Cid Gomes participa neste sábado (30), no Rio de Janeiro, do sorteio dos grupos das eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA 2014, que acontecerá no Brasil. Cid é um dos 12 governadores convidados pela FIFA para o evento. Também participarão os 12 prefeitos das cidades sedes e há a previsão da participação da presidenta Dilma Rousseff. O sorteio será às 15 horas, na Marina da Glória.
No local, foi montado um stand para apresentar o Ceará aos participantes que vêm do mundo inteiro. O secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa adianta que o espaço apresentará as belezas naturais que o Estado oferece, bem como o artesanato e a gastronomia local. Ferruccio também garante que o Governo Estadual está a todo vapor para dotar o Ceará de toda a infraestrutura necessária para o recebimento dos jogos da Copa do Mundo.
Entre as ações em execução, estão a reforma, modernização e ampliação do estádio Arena Castelão. “Até o momento, mais de 700 colaboradores trabalham em três turnos durante a semana, aos sábados e eventualmente aos domingos, para cumprir o cronograma de execução da obra, que ainda abrange outras três fases”, explica Feitosa."
Com informações do Governo do Ceará
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.