O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (20), durante a Cúpula do Mercosul , em Foz do Iguaçu, que enfrentar o crime organizado deve ser uma das prioridades do bloco, formado por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, não importando o perfil político dos governos dos países. Ele citou que o enfraquecimento das instituições democráticas é um dos problemas que abre caminho para atividades ilícitas. O presidente também citou uma série de ações em curso entre os países sul-americanos. "A segurança pública é um direito do cidadão e um dever do Estado, independentemente de ideologia. O Mercosul demonstrou disposição de enfrentar as redes criminosas de forma conjunta. Há mais de uma década, criamos uma instância de autoridades especializadas em políticas contra as drogas. Neste semestre, assinamos um acordo contra o tráfico de pessoas. Criamos uma comissão para implementar uma estratégia comum contra o crime organizado transnacional. Instituímos um gru...
"O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará realizará, no período de 3 a 7 de outubro, das 9h às 17h, na Praça do Ferreira, a IV Semana da Justiça Eleitoral. O evento será aberto na próxima segunda-feira (3/10), às 16 horas, pelo presidente do TRE-CE, desembargador Ademar Mendes Bezerra.
A Semana da Justiça Eleitoral tem a coordenação da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e, normalmente, acontece num ano em que não são realizadas eleições oficiais. O objetivo maior do TRE é a aproximação e a integração da Justiça Eleitoral com a sociedade, prestando vários serviços ao cidadão. A iniciativa conta com o apoio do UNICEF, Secretaria Regional do Centro, AMC, PM-CE, COGERH, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza.
Na IV Semana da Justiça Eleitoral, a população contará com atendimentos de inscrição eleitoral, revisão, emissão de 2ª via e transferência de títulos de eleitor, através da unidade móvel. O TRE fará também divulgação de atividades dos programas Eleitor do Futuro, Valorização do Mesário e Preservação da Memória Eleitoral. Os servidores da Justiça Eleitoral distribuirão ainda 500 mudas de plantas, como parte do seu Programa de Educação Ambiental. Na abertura do evento, haverá apresentação do Coral "Vozes da Justiça" e de grupos de alunos de escolas públicas do Estado, com manifestações artísticas de teatro, dança e música, que farão parte da programação durante toda a semana na Praça do Ferreira.
Alistamento de jovens eleitores
Os últimos dados estatísticos disponibilizados pelo TSE apontam que, de outubro de 2008, data das últimas eleições municipais, a agosto deste ano, caiu sensivelmente o número de eleitores na faixa de 16 e 17 anos de idade. Em todo o país, em 2008, existiam 2.767.859 jovens eleitores aptos a votar (2,12% do total de eleitores cadastrados). No último levantamento do TSE, em agosto de 2011, este número é de apenas 1.650.870 jovens (1,21% do total de eleitores).
No Ceará, a realidade é a mesma. De outubro de 2008 a agosto deste ano, o número de jovens de 16 e 17 anos de idade cadastrados na Justiça Eleitoral caiu de 183.971 (3,28% do total do eleitorado) para 110.311 (1,88% do eleitorado)
Para estimular o envolvimento dos jovens eleitores no processo eleitoral, o TRE-CE voltará a incentivar a discussão em torno do voto consciente, nas escolas públicas e privadas, através do Programa Eleitor do Futuro.
Implantado pela Escola Judiciária Eleitoral do Ceará, em 2003, o “Eleitor do Futuro” nasceu com a perspectiva de incentivar a participação do eleitor jovem na vida política do país. Desde então realizou diversas atividades entre os jovens estudantes de 12 a 17 anos, em várias escolas públicas e particulares do Estado. Na época do seu lançamento, houve um incremento substancial na participação dos jovens. Nas eleições de outubro de 2002, por exemplo, 128.956 jovens de 16 e 17 anos estavam aptos a votar no Ceará, que representava apenas 2,68% do total de eleitores no Estado. Na eleição seguinte, em 2004, quando o Programa Eleitor do Futuro foi levado às escolas, esse número de jovens eleitores no Ceará subiu para 225.017 (4,38% do eleitorado cearense)
O TRE-CE vem retomando este programa, voltando a levar o “Eleitor do Futuro” às escolas públicas e privadas do Ceará. As escolas podem fazer a inscrição para participar do programa e receber a visita dos servidores da Justiça Eleitoral, com palestras e apoio para a inclusão dos jovens de 16 e 17 anos no cadastro de eleitores. Mais informações aqui no site do TRE – V Campanha de Alistamento nas Escolas – ou ligar para os cartórios eleitorais da sua cidade."
Fonte: TRE-CE
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.