O número de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) permanece acima do esperado no estado do Rio de Janeiro, segundo a Secretaria de Saúde. Na semana epidemiológica entre 22 e 28 de junho ocorreram 1.008 internações, embora apenas 69 tenham sido notificadas até o momento. Na semana anterior, a estimativa foi de 948 internações – mais do que o dobro dos registros oficiais (435). Em 2025, o estado soma 10.691 internações e 762 óbitos por SRAG. Crianças de até 9 anos, especialmente entre 1 e 5 anos, continuam sendo as mais afetadas. O número de solicitações de leitos hospitalares segue elevado desde o fim de março, com destaque para as faixas etárias de 0 a 4 anos e maiores de 70. A taxa de positividade de exames do painel viral mostra que o vírus sincicial respiratório (VSR) ainda é o mais frequente, embora comece a apresentar tendência de queda. Entre as crianças, além do VSR, o rinovírus é bastante prevalente. Já entre os idosos, o vírus da In...
Direção de Arte, Roteiro e Captação de Som são os novos cursos da Vila das Artes que estão com inscrições abertas. Os editais e as fichas de inscrição estão no www.fortaleza.ce.gov.br/editaisviladasartes. Os documentos solicitados deverão ser entregues na secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), das 9h às 20h, durante o período de inscrição. As aulas acontecem das 18h30 às 21h40, na Vila das Artes. Os cursos são gratuitos. Informações pelo (85) 3252-1444.
Para o curso Direção de Arte, as inscrições vão até 17 de novembro. As aulas serão de 28 de novembro a 2 de dezembro com Sérgio Silveira, diretor de arte, cenografista, figurinista formado pela Escola de Teatro do Rio de Janeiro. Trabalhou em diversos longas, como O Quatrilho (1997), de Fábio Barreto, Eu sei que vou te amar (1986), de Arnaldo Jabor, Ele, o boto (1987), de Walter Lima Jr., e Mulheres do Brasil (2006), de Malu de Martino. Para pessoas com experiência.
O curso de Roteiro recebe inscrições até o dia 10 de novembro e as aulas serão de 21 a 25 de novembro com o roteirista Paulo Halm, que é formado em cinema pela Universidade Federal Fluminense (RJ e participou dos roteiros de “Cazuza”, “Meu Nome não é Johnny”, “Desenrola e Aparecida - O Milagre”. O curso é para pessoas com experiência.
O Básico de Captação de Som é aberto aos interessados e as inscrições vão até o dia 24 de novembro. As aulas acontecem de 5 da 9 de dezembro e terá como orientador Marcos Rudolf. Formado pela Vila das Artes (curso de Realização em Audiovisual - 2009), foi técnico de som em diversos curtas e longas e ministrou o curso de Captação de Som Direto dentro do projeto “Educando o Olhar”. (Foto: Curso de Arte como Ação Cultural que aconteceu em 2010.)
Fonte: Vila das Artes
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.