Um relatório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aponta que fadiga dos pilotos pode ter contribuído para o acidente com o avião da Voepass/Passaredo , ocorrido em 9 de agosto de 2024 e que matou 58 passageiros e quatro tripulantes . Segundo o relatório, as escalas não tinham tempo suficiente de descanso para a tripulação , o que pode ter levado a erros humanos por fadiga . "A conclusão foi que a empresa montou escalas que reduziram o tempo de descanso da tripulação, o que pode ter causado cansaço em um nível capaz de prejudicar a concentração e o tempo de reação dos profissionais. Esse fator, somado a outras possíveis causas, pode ter contribuído para o acidente com o voo 2283", diz o documento. A auditoria concluiu ainda que a empresa não realizava controle efetivo da jornada de trabalho dos funcionários, descumpria o tempo de descanso estabelecido na Lei dos Aeronautas e violou as cláusulas da Convenção...
O Sebrae Ceará e a Gerdau lançam nesta quarta-feira, 25/04, no Hotel Plaza Suítes, às 18h30min, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Sebrae-Gerdau, visando promover o desenvolvimento dos pequenos fornecedores de materiais e serviços da multinacional de siderurgia, no Estado. O programa, com prazo de execução estabelecido até 2013, deve atender, em todo país, a mais de 200 empresas. No Ceará, serão 40 micro e pequenos negócios beneficiados.
Além do Ceará, o PDF Sebrae/Gerdau, que nasceu no Rio Grande do Sul, está sendo estendido, também, à Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. O programa parte do princípio de que o desenvolvimento da cadeia de suprimentos é fator-chave para o aumento da competitividade de uma grande empresa e de suas MPEs fornecedoras.
A partir daí, foi elaborada uma metodologia para implantar nesses pequenos negócios, a cultura da gestão por meio de indicadores de desempenho e aperfeiçoamento dos critérios de excelência realizados no decorrer das capacitações. Pela metodologia, fornecedoras de áreas como fundição, usinagem, automação e manutenção em geral, vão fazer, com o Sebrae Ceará, um acompanhamento mensal dos seus indicadores.
Com base nesses dados, serão realizadas capacitações e consultorias que irão focar no aperfeiçoamento técnico e gerencial das Micro e Pequenas Empresas (MPE´s), a fim de satisfazer as necessidades da Gerdau e do Mercado, fazendo com que elas passem a oferecer produtos e serviços competitivos, a partir da melhoria de critérios como prazo, custo, qualidade, atendimento e flexibilidade.
Como benefícios, as micro e pequenas empresas fornecedoras irão aumentar a competitividade a partir da participação em um programa baseado nas necessidades reais de uma grande empresa como a “Gerdau”; terão acesso a ferramentas de gestão empresarial que permitirão às empresas aumentarem seu faturamento e acessar novos mercados diminuindo seu grau de dependência em relação a um único cliente; terão capacitações e consultorias a custos subsidiados; ampliarão a sua rede de relacionamentos e troca de experiências; e terão 18 meses para desenvolver um processo produtivo a partir do contato com uma grande empresa e com técnicos especializados do Sebrae e da Gerdau.
Serviço:
Lançamento do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Sebrae/Gerdau
Local: Hotel Plaza Suítes
Horário: 18h30min
Endereço: Rua Barão de Aracati, 94- Sala Guarani
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.