A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de maio, os motoristas que operam por aplicativos com veículos de final de placa 3 para a realização de vistoria anual. O serviço é realizado na nova sede da Etufor, localizada no Passaré. Em 2025, foram vistoriados um total de 3.610 veículos. Somente em abril, 930 veículos foram considerados aptos para a prestação do serviço de transporte por aplicativo. Os motoristas que operam pelas plataformas devem programar suas vistorias anualmente, conforme o calendário publicado no Diário Oficial do Município, que é divulgado pela Etufor na imprensa, nas redes sociais do órgão e no site da Prefeitura de Fortaleza. O serviço é obrigatório para motoristas que desejem trabalhar por serviços sob demanda e é realizado somente via agendamento. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site da Etufor . Após este passo, é necessário emitir o documento de arrecadação municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresen...
A iniciativa começa ainda durante o pré-natal. As gestantes que fazem o acompanhamento gestacional no ambulatório do Hospital Geral Dr. César Cals, além das consultas, já podem conhecer a maternidade por meio de uma visita guiada à recepção da emergência, à sala de parto, enfermarias, berçário, Casa da Gestante e outros setores da unidade.
A visita da gestante ao hospital para conhecer a estrutura é um instrumento que faz parte da Rede Cegonha e uma das diretrizes do Plano de Qualificação das Maternidades do Nordeste e Amazônia Legal do Ministério da Saúde.
Tudo começa na reunião do programa de Panejamento Familiar, durante as consultas de pré-natal. Em seguida, a gestante, com acompanhante ou com o marido, participa da visita. De acordo com Márcia Jane Lopes Dias Vieira, assistente social responsável, o programa permite que haja um conhecimento prévio do local, melhorando a ansiedade da gestante. “Elas se sentem mais tranquilas, porque elas chegam muito ansiosas, principalmente as mulheres grávidas de primeira gravidez”, ressalta. Elas também têm a oportunidade de conhecer os profissionais que poderão fazer o a tendimento na hora do parto.
Desde quando inciou, em maio, o programa já realizou o encontro e visitas à maternidade com 21 gestantes. A visita pode ser realizada no dia da reunião, às terças-feiras, às 13h, ou em outro momento, de acordo com a disponibilidade da gestante.
Fonte: Assessoria de Comunicação do HGCC
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.