Foto: Celso da Luz/Criciúma Esporte Clube O Criciúma perdeu para o Fortaleza por 3 a 2 na noite deste domingo, dia 19, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE), pela quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os gols da partida foram marcados por Luiz Fernando, Ruan (contra) e Bruno Alves (contra), para o Leão. Já o Tigre marcou com Fellipe Mateus e Bruno Alves. Com o resultado, o Criciúma caiu três posições e ocupa o 10º lugar, com sete pontos. Já o Fortaleza assumiu a vice-liderança da competição, com dez pontos. Na próxima rodada, o Tigre recebe o CRB pela sexta rodada. O confronto acontece no domingo, dia 26, às 20h30, no estádio Heriberto Hülse. Já o Leão encara o Operário-PR, também no domingo, às 18 horas, no estádio Germano Krüger. Primeiro tempo As duas equipes começaram o duelo se estudando e trocando passes no meio-campo. Até que aos 7 minutos, Bruno Alves estava com a bola dominada e tentou atravessá-la na entrada da área, porém entregou nos pés d...
Expoentes culturais da região do Baixo Acaraú, no litoral oeste cearense, serão homenageados com o Troféu Nicodemos Araújo de Reconhecimento Cultural. A iniciativa premia os destaques da região nos vários campos culturais, dentre os quais literatura, educação, música, religião, dentre outros. A solenidade de entrega da condecoração será realizada no dia 27 de junho a partir das 18h30min na Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffone de Sousa, situada no bairro Monsenhor Edson Magalhães, em Acaraú. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Acaraú, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Dentre os homenageados do evento, estão o radialista e memorialista Edilson Carvalhêdo Sampaio, do município de Bela Cruz; a tabeliã natural de Amontada que desde a década de 70 atua no Cartório do 1º Ofício de Acaraú, Maria Honorata Carmo; o pároco da cidade de Cruz, Padre Valdery Rocha; os poetas populares da região, José Ortêncio e Raimundo Gabriel; e a professora de História e pesquisadora, Gleiciane Freitas; dentre outras personalidades que deram sua contribuição no campo cultural da região.
O memorialista e poeta da região, Nicodemos Araújo, é lembrado no evento, por meio não só do nome do troféu que condecora os ilustres da região, mas também com a exposição de obras, fotografias e objetos de uso pessoal.
Estão sendo mobilizados para participarem do evento os alunos das escolas estaduais dos municípios subordinados à 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação, que deverão tomar contato com as contribuições dos agentes culturais homenageados.
Devem comparecer ao evento escritores e poetas da região, prefeitos da região, secretários municipais, deputados, jornalistas, radialistas, educadores e estudantes.
Saiba Mais
O poeta e memorialista Nicodemos Araújo, grande homenageado do evento, nascido em 10 de março de 1905, na vila de Santa Cruz, hoje, cidade de Bela Cruz, autodidata, deixou inúmeras poesias e obras que relatam a história de vários municípios integrantes da região do Baixo Acaraú, autor de 12 livros de poesias, 12 de historia, com incursão pelo teatro, biografia e genealogia. Nicodemos pertenceu a Academia Sobralense de Estudos e Letras, Academia Cearense de Letras, Academia de Letras Municipais do Brasil e União Brasileira de Escritores, falecendo em 23 de Junho de 1999.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.