Setores de serviços e tecnologia concentram a maioria dos novos negócios criados por jovens A força empreendedora da Geração Z está transformando o cenário econômico do Ceará. No 1º quadrimestre de 2025, empresários com idades entre 16 e 30 anos foram responsáveis por 6.726 das 16.216 empresas constituídas no Estado, o que representa 37,3% do total de aberturas no período, de acordo com o Mapa de Empresas do Ceará, elaborado pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). O setor de serviços liderou entre os jovens empreendedores, com 12.031 novas empresas, seguido pelo comércio (3.496) e pela indústria (689). A predominância desse segmento está ligada, segundo especialistas, à baixa barreira de entrada e à possibilidade de atuação digital, que atrai os nativos da era tecnológica. Para o presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, o protagonismo da nova geração é reflexo de um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e digitalizado no Ceará. “Os jovens têm pressa, são conectados...
Um rodeio diferente movimentará Maracanaú neste sábado (1). Em vez de cavalos e peões, postes, fios, cabos e outros equipamentos de trabalho utilizados pelos eletricistas. E para vencer, os “peões” deverão cumprir as tarefas do cotidiano, demonstrando destreza e controle total das normas de segurança. Esse evento inovador é o 6º Rodeio dos Eletricistas, realizado pela Coelce com seus funcionários, parceiros e familiares de todo o Estado.
O evento tem por objetivo demonstrar e reforçar os cuidados e a importância da segurança no trabalho, além de estimular a participação das famílias na vida desses profissionais. Tudo isso com base no Saber Viver, programa de segurança da Coelce que valoriza a vida e a família.
Provas que simulam práticas de trabalho com a rede elétrica, como troca de chave fusível, uso de bastões de manobra, interligação de transformadores, aterramento de linha, substituição de peças e equipamentos de proteção individuais testarão as habilidades dos trabalhadores a partir das 8h deste sábado.
Todas as atividades realizadas pelas equipes serão feitas de acordo com os procedimentos de execução elaborados e aprovados pela Coelce e as empresas parceiras da companhia, visando à correta execução da atividade e seguindo os procedimentos de segurança no uso correto dos equipamentos de proteção individuais (EPIs) e equipamentos de proteção coletivos (EPCs).
Premiação
As equipes serão avaliadas não somente pelo tempo de execução da atividade, mas também pelo uso correto de EPIs, EPCs e ferramentas de trabalho e pela conduta durante a execução de cada atividade. Os três eletricistas mais bem colocados ganharão troféus e medalhas, além de outros prêmios.
Serviço:
Evento: 6º Rodeio dos Eletricistas
Data: 1 de setembro
Horário: 8h às 13h
Local: Centro de Serviço de Maracanaú – Arena do Rodeio
Endereço: Av. do Contorno, 530 (em frente à Danone e ao Senai, vizinho à subestação da Coelce)
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.