A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) divulgou o Relatório de Perenização dos Rios 2025, que mostra que o Ceará alcançou 1.818 km de trechos de rios perenizados no ano, um dos maiores valores da última década. A extensão de 1.818 km perenizados em 2025 representa o melhor resultado dos últimos dez anos, ficando atrás apenas de 2024, quando a marca superou 1.900 km. Em relação ao período de 2015 a 2018, quando os índices diminuíram por causa da seca prolongada, o avanço representa um salto na garantia de água em leitos de rios estratégicos para o abastecimento e a produção. No Ceará, manter um rio perenizado é essencial para conviver melhor com a seca . Isso porque em vez do rio desaparecer com a estiagem, ele segue correndo o ano inteiro, graças a um fluxo contínuo garantido pela gestão de liberação de água dos açudes, que segura o leito vivo mesmo quando passa meses sem chover. Segundo o diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares , o planej...
Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho apresenta a força do tango argentino com a magia da música de concerto
Dos baixos subúrbios da bacia do Rio da Prata às restritas casas da elite europeia, e daí para o mundo. O tango tem uma história que impressiona e fascina a todos por onde passa, e que será revisitada pela Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, em seu concerto da Série Oficial deste agosto de 2012.
Na próxima quinta-feira, 30, o Palco Principal do Theatro José de Alencar acolhe a Orcec em concerto da Série Oficial, a partir das 19h30, com entrada franca. A condução é do regente titular e membro da direção artística da orquestra, Arthur Barbosa.
No programa, uma das maiores referências em composição e inovação do tango: a obra de Astor Piazzolla. Entre as peças do bandeonista e compositor argentino escolhidas para abrilhantar a noite, estão “Libertango”, “Revirado” e “Escualo”, “Calambre” e “Decarísimo”.
A responsabilidade de solista está a cargo do violinista argentinho Alejandro Drago. Virtuose como instrumentista e reconhecido arranjador, o músico chega a Fortaleza para uma experiência de comunhão artística que promete marcar a história da música de concerto no Ceará.
A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho é uma ação da Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC), com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Serviço
Orcec apresenta a Série Concerto Oficial
Regência: Arthur Barbosa
Solista convidado: Alejandro Drago
Theatro José de Alencar
30 de agosto, às 19h30
Entrada franca
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.