Conquistas foram anunciadas após reunião com o Sindicato Apeoc, nesta terça-feira (3), no Palácio da Abolição Após se reunir com o Sindicato Apeoc, nesta terça-feira (3), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o governador Elmano de Freitas anunciou que a mensagem que garante o piso nacional do magistério foi encaminhada para ser lida, na próxima quarta-feira (4), pelos parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará. O texto frisa a retroatividade dos valores de 5,4% para janeiro deste ano. O chefe do Executivo Estadual também garantiu concurso público para a categoria em 2026. “Temos muita gratidão e reconhecimento com aqueles e aquelas que tornaram a educação do Ceará uma referência para o Brasil. Muito obrigado a tudo que foi feito para a juventude cearense. Viva os professores e professoras do Ceará”, destacou Elmano de Freitas. O governador cearense também pontuou que outras reivindicações da categoria também foram atendidas após o momento de diálogo. “A promoção, referente...
Gibão, perneira, peitoral, chinelo e chapéu de couro. Esta é a vestimenta que os vaqueiros-aboiadores usam no dia a dia e é também o figurino que trajam quando sobem ao palco como A Rainha e os Vaqueiros, grupo que tem à frente Dina Martins, a Mestre da Cultura “Dona Dina”.
Usando o aboio como forma de retratar os sons e ritmos cearenses, intercalados com contos, ‘causo’, versos, poesias, toadas, trechos de cordéis e músicas de Luiz Gonzaga, o grupo mergulhou no universo da cultura dos vaqueiros e, após um longo tempo de pesquisa oral, criou o show “ABOIOS – O Som do Sertão”.
Na terça-feira, dia 04 de dezembro, o espetáculo chega a Sobral para apresentação às 19 horas no Theatro São João. Pela manhã, às 10h, na Escola de Música, acontecerá uma Roda de Conversa com Dona Dina, os vaqueiros-aboiadores da cidade e interessados nos aboios do Sertão. O espetáculo é patrocinado pela Coelce e a programação em Sobral tem o apoio da Prefeitura Municipal, Ecoa Sobral, Governo do Estado do Ceará e SESC.
O show “ABOIOS – O Som do Sertão” teve uma apresentação no mês de agosto em Caridade. Depois de uma pausa, voltou ao palco no dia 17 de novembro em Quixadá para uma série de apresentações pelo Ceará. Depois de Sobral, o grupo segue para Crato (07/12), Fortaleza (13 e 14/12) e Canindé (19/12).
Com informações compartilhadas, via e-mail, pela Dégagê.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.