© Reuters/Ulan Pool/Proibida reprodução Versão em áudio A Bolívia vai às urnas neste domingo (17) para eleger o novo presidente do país e renovar o Parlamento de 130 deputados e 36 senadores. Candidatos da direita seguem favoritos, e cerca de 23% dos votos indefinidos trazem incertezas quanto ao resultado final do pleito. Ex-presidente da Bolívia em 2001 e 2002, Jorge “Tuto” Quiroga, considerado de uma direita mais radical, tem aparecido à frente nas pesquisas, seguido por Samuel Doria Medina, considerado de direita mais moderada. Com cerca de 12 milhões de pessoas, a nação andina faz fronteira com quatro estados brasileiros. O racha no Movimento ao Socialismo (MAS) – partido que lidera o país desde 2006 – pode consolidar o fim do ciclo de governos de esquerda no país sul-americano que já dura 19 anos . O ex-presidente Evo Morales, impedido de participar do pleito, vem pregando o voto nulo. Nesse cenário, os principais candidato...
Trabalhadores do transporte público alternativo entram em greve a partir da 0h desta quinta-feira, 27, de acordo com o presidente do Transporte Alternativo da Cidade de Fortaleza (Sintraafor), Valdênio Aguiar.
A decisão foi tomada em assembleia realizada no último dia 22 de dezembro, mas somente nesta quarta-feira, 26, a categoria anunciou oficialmente a paralisação das atividades aos funcionários e usuários do transporte alternativo. A classe reivindica reajuste salarial de 18%, porém, o Sindicato do Transporte Alternativo (Sindivan) só oferece 7,5%, segundo Valdênio.
Ainda de acordo com o presidente do Sintraafor, 30% da frota será garantida à população.
O vice-presidente do Sindivan, Afonso Barbosa, confirmou ao O POVO Online o reajuste de 7,5% oferecido à categoria. Ele disse que foi surpreendido com a deflagração da greve, pois o sindicato "ainda está dentro do calendário de discussão da convenção coletiva". Uma reunião entre as duas categorias estava agendada para o dia 21 de janeiro de 2013.
Afonso Barbosa declarou ainda que já entrou com um pedido na Procuradoria Regional do Trabalho, em caráter de urgência, para que o órgão faça a mediação entre os sindicatos, dando fim a greve.
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou ao O POVO Online que irá monitorar o transporte público e, se necessário, a frota de ônibus será aumentada para atender a demanda de passageiros.
Fonte: Portal O Povo Online
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.