Entre janeiro e dezembro de 2025, as Forças de Segurança do Ceará realizaram 43.493 diligências com a finalidade de cumprir mandados de prisão em aberto e 1.935 capturas de pessoas, no âmbito do Programa de Cumprimento de Mandados de Prisão (Procumpri). A iniciativa é desenvolvida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O programa, que funcionou em caráter experimental ao longo do último ano, foi regulamentado no último dia 29 de dezembro de 2025, por meio do decreto nº 37.055/2025, assinado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, e pelo secretário da SSPDS, Roberto Sá. O Procumpri é voltado à realização de ações estratégicas para o cumprimento de diligências em endereços de foragidos da Justiça, com foco na redução dos índices de criminalidade, especialmente dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), além do enfrentamento às organizações criminosas e outros grupos vulneráveis. Do total de capturas realizadas ...
O prefeito Firmo Camurça recebeu hoje, 28, no Palácio do Jenipapeiro, a secretária de Justiça do Estado, Mariana Lobo, para discutir a instalação da unidade prisional, orçada em R$ 20 milhões, localizada nas proximidades do Olho D'Água, a cerca de um quilômetro da CE-060. O prefeito conheceu o projeto da unidade, que foi apresentado pelo superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado – DAE, Quintino Vieira Neto. A principal pauta da reunião foi o procedimento de doação do terreno do presídio pelo Município para o Estado, de 39,6 mil m². A obra, que já está licitada, prevê a construção da nova unidade prisional para presos em regime semiaberto, com 944 vagas e adaptada na Lei de Execução Penal - LEP com oferta de oportunidade de trabalho, profissionalização e educação.
Segundo Mariana Lobo, a construção da unidade também irá gerar empregos no Município, por meio de atração de empresas para fornecer serviços, como alimentação, mão de obra e equipamentos. “Mais cerca de R$ 4 milhões devem ser investidos na Unidade, para instalação de mobiliários e equipamentos”, disse a Secretária de Justiça. Na ocasião, o prefeito Firmo Camurça debateu outras obras de interesse do Município e em parceria com Estado e Governo Federal, como construção de escolas e unidades de saúde. Outras unidades de grande porte na Região Metropolitana de Fortaleza estão em fase de projeto e licitação pela Secretaria da Justiça e Cidadania, caso da Penitenciária em Horizonte, que será a primeira unidade do Brasil para Jovens Adultos, ou seja, destinada a presos de 18 as 24 anos, a CPPL V, em Itaitinga, além da unidade para presos em regime semiaberto, de Maracanaú, e o Complexo de Segurança Máxima, localizado no Instituto Paulo Sarasate (IPPS).
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.