O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (17), que o novo Plano Nacional de Cultura (PNC) quer criar as condições para que as comunidades explorem o potencial cultural que têm. Para ele, a cultura do país deve ser revolucionária, feita com participação social e não determinada por eixos comercias. Uma cerimônia no Palácio do Planalto marcou o envio do novo PNC para análise do Congresso Nacional. Elaborado pelo Ministério da Cultura (MinC), o plano vai orientar as políticas culturais do país pelos próximos 10 anos. Segundo Lula, o plano quer transformar a cultura em movimento efetivamente de base, popular. “Ao invés de ter aquelas coisas muito encalacradas, muito fechadas, aquelas redomas onde tudo funciona certinho, a gente ter uma espécie de guerrilha democrática cultural nesse país, aonde as pessoas precisam ter a liberdade de fazer e de provocar que os outros façam acontecer a cultura”, disse Lula. O evento contou com a presença de cerca de 600 ...
As últimas quintas-feiras de cada mês, no Palco Principal do Theatro José de Alencar, são dedicadas à música de concerto desenvolvida no Ceará por meio da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho.
Sob a regência do maestro Arthur Barbosa, o grupo convida a população para a edição de fevereiro do concerto da Série Oficial, neste dia 28, a partir das 19h30, com entrada aberta ao público.
No programa do concerto, estão presentes peças de Arcangelo Correlli, “Concerto Op. 6 Nº 1 in D major”, e “Concerto Op. 6 Nº 2 in F major”, de Alberto Nepomuceno, “Serenata para Cordas”, e de Max Bruch, “Kol Nidrei”.
Seleção
A Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC) está com inscrições abertas até esta quinta-feira, 28, de músicos interessados em participar da seleção para ingresso imediato na Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Orcec).
As vagas abertas são de um profissional para a função de Músico Nível 03 (violino), e dois profissionais para a função Músico Nível 04 (violino). A remuneração bruta para os referidos cargos é de R$ 2.600,00 para Músico Nível 03 e de R$ 2.000,00 para Músico Nível 04.
A seleção será realizada em uma etapa, conforme previsto no Aviso de Seleção e no Regulamento, contendo três provas de execução instrumental. Elas vão avaliar a habilidade de leitura de trechos do repertório de orquestra de câmara, o nível de interpretação e musicalidade, além do conhecimento e domínio das técnicas específicas do instrumento ao qual o candidato concorre.
Todos os documentos referentes à seleção estão disponíveis no site da orquestra (www.orquestra-ce.org.br). A Orcec é uma ação da AACC, com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Neste programa, conta ainda com o apoio do Theatro José de Alencar.
Programa
1. Arcangelo Corelli
Concerto Op. 6 Nº 1 in D major.
I - Largo - Allegro
II - Largo - Allegro
III - Largo - Allegro
IV - Allegro
2. Arcangelo Corelli
Concerto Op. 6 Nº 2 in F major.
I - Vivace - Allegro - Adagio - Vivace - Allegro - Largo andante
II - Allegro
III - Andante largo – Allegro v
3. Alberto Nepomuceno
Serenata para Cordas
4. Max Bruch
Kol Nidrei – opus 47
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.