O número de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) permanece acima do esperado no estado do Rio de Janeiro, segundo a Secretaria de Saúde. Na semana epidemiológica entre 22 e 28 de junho ocorreram 1.008 internações, embora apenas 69 tenham sido notificadas até o momento. Na semana anterior, a estimativa foi de 948 internações – mais do que o dobro dos registros oficiais (435). Em 2025, o estado soma 10.691 internações e 762 óbitos por SRAG. Crianças de até 9 anos, especialmente entre 1 e 5 anos, continuam sendo as mais afetadas. O número de solicitações de leitos hospitalares segue elevado desde o fim de março, com destaque para as faixas etárias de 0 a 4 anos e maiores de 70. A taxa de positividade de exames do painel viral mostra que o vírus sincicial respiratório (VSR) ainda é o mais frequente, embora comece a apresentar tendência de queda. Entre as crianças, além do VSR, o rinovírus é bastante prevalente. Já entre os idosos, o vírus da In...
Durante o mês de maio, o Sesc realiza mais uma edição do projeto “Café e Filosofia”, com o objetivo de despertar no público uma consciência filosófica sobre os fatos da vida e do cotidiano. Os encontros acontecem às quintas-feiras, sempre das 18h às 21h, na Sala Cine Vídeo, da Unidade Centro. A entrada é gratuita.
Neste mês, temas como democracia, capitalismo, globalização e sindicalismo serão abordados em encontros ministrados por professores, mestres e doutores em sociologia, história e filosofia. Após comentários dos palestrantes, acontecem debates e contrapontos de ideias entre os participantes.
PROGRAMAÇÃO
Dia 2/5
“Abaixo a Democracia? Reflexões “Perigosas” sobre a Crise do Capitalismo”Palestrante: Radamés de Mesquita Rogério (Sociólogo, Mestre, doutorando em Sociologia e professor da Universidade Estadual do Piauí – UEPI)
Dia 9/5"O Mundo em Desordem... Para onde Vamos? História e Análise da Política Externa Norte-Americana e Mundial em Tempos de Globalização”
Palestrante: Marcos Túlio Cardoso (Historiador, pesquisador e professor de História)
Palestrante: Marcos Túlio Cardoso (Historiador, pesquisador e professor de História)
Dia 16/5
"Centralidade do Trabalho na Sociedade Contemporânea”Palestrante: Renato Almeida de Oliveira (Filósofo, Mestre em Filosofia, Professor e Coordenador do Curso de Filosofia da UVA/ Sobral-CE)
Dia 23/5
"Sindicalismo sem Marx – A CUT como Espelho”Palestrante: Jorge Luís de Oliveira ( Licenciado em Filosofia, Mestre e Doutor em Educação)
Local: Sala Cine Vídeo – Unidade Centro
Horário: 18h às 21h
Horário: 18h às 21h
Informações: 3455-2118
:::Gratuito:::
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.