Cobrir a boca ao tossir e usar máscara são ações que contribuem para reduzir a propagação de vírus respiratórios Com o início da quadra chuvosa no Ceará, período que compreende os meses de fevereiro a maio, a incidência de viroses respiratórias começa a aumentar. Entre os sintomas mais frequentes, estão febre, dor de garganta, coriza, tosse e dor de cabeça. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) orienta sobre a prevenção e quando buscar atendimento . De acordo com o médico e secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antônio Silva Lima Neto (Tanta), os vírus que costumam circular com mais frequência nessa época são o da influenza, causador da gripe; o sincicial respiratório (VSR), que causa bronquiolite e pneumonia; e o SARS-CoV-2, causador da covid-19. “Nesse momento, a gente observa um aumento da circulação do vírus de influenza e nos preocupa, sobretudo, os pacientes que a gente chama de grupos de risco, que são, principalmente, as crianç...
A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) deu continuidade ao Projeto Raízes – Cidadania e Emancipação dos Sujeitos do Campo e através da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc) concluiu mais uma turma de formadores sindicais no Ceará. Ao todo, 28 dirigentes e lideranças sindicais da Regional de Sobral passaram por três módulos de estudos e na noite de quarta-feira, 12 de fevereiro, em Sobral, na Região Norte, receberam a certificação.
O curso faz parte da estratégia formativa da Enfoc e alicerçada nos eixos pedagógicos Memória e Identidade, e Pedagogia para uma Nova Sociabilidade, orientados pelos eixos temáticos: Estado, Sociedade e Ideologia; Vida Sindical – História, Concepção e Prática; e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. No total, são 96 horas aula.
O evento contou com a participação de diretores da Fetraece como o vice-presidente, Moisés Braz, a secretária Geral, Erivanda França, o secretário de Política Agrária e Meio Ambiente, José Ferreira, o secretário de Finanças, Raimundo Pereira, o secretário de Jovens Trabalhadores (as) Rurais, Francisco de Assis Teixeira, e a secretária de Formação, Organização Sindical e Comunicação, Lucilene Batista, além de representantes de instituições como Contag e CUT.
O educador e assessor da Secretaria de Políticas Agrícolas da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Contag), Arnaldo Brito, que colaborou no último módulo, destacou que é muito gratificante poder ajudar a desenvolver o pensamento crítico e social dos (as) dirigentes e lideranças sindicais. Segundo ele, a Enfoc é a principal ferramenta que a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura tem para chegar aos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
A secretária Lucilene Batista enfatizou que os 28 formados agora têm a responsabilidade de serem multiplicadores e multiplicadoras. Pensamento realçado por Moisés Braz. O vice-presidente da Fetraece disse ter convicção que observava novas lideranças e que eles e elas devem levar conhecimento à base sindical.
Os 28 educandos e educandas realizaram uma homenagem ao companheiro de luta e ex-vice-presidente da Fetraece, José Pereira (In Memoriam), dando o nome dele a turma, por sua garra e coragem na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.