Pular para o conteúdo principal

População vira artista de circo na Barra do Ceará



A beleza da Barra do Ceará é indiscutível. Parece que o sol prefere se pôr pelos lados de lá. Mas existe um reconhecimento dos moradores do bairro para a necessidade de resistência e reexistência dos espaços públicos. E como tomar de volta, ocupar, se sentir pertencente aos locais frequentados no dia a dia, como a Feira das Goiabeiras e Vila do Mar? Pela alegria do circo! Claves, bolinhas, nariz de palhaço, pernas de pau... Para assistir, para interagir, para deixar o sorriso ocupar o espaço.

O projeto Ocupa com Circo, idealizado pelo artista circense Alysson Lemos, foi contemplado pelo 3º Edital Ação Jovem, por meio do Centro Urbano de Cultura, Artes, Esporte e Ciência - Cuca Barra. A proposta é realizar quatro intervenções artísticas em espaços públicos da Barra do Ceará. Artistas convidados vão se apresentar e o “respeitável público” vai poder conhecer equipamentos e técnicas circenses após cada número realizado. Tudo isso sob as bênçãos da incrível luminosidade do famoso pôr do sol da Barra.

Serão quatro intervenções em locais diferentes e sempre às 17 horas. A estreia está marcada para o dia 25 de abril na Colônia de Pescadores da Barra do Ceará. No dia 3 de maio é a vez dos frequentadores da Feira das Goiabeiras entrarem no picadeiro. O calçadão da Vila do Mar será o palco do Ocupa com Circo no dia 9 de maio e, como não poderia deixar de ser, o circo chega ao Cuca da Barra no dia 16 de maio.

De acordo com Alysson Lemos a proposta é mesmo incentivar a apropriação da cidade pelos seus moradores e a possibilidade de realizações culturais nos seus espaços de convivência. “A ocupação começa com a discussão e a desconstrução da imagem de criminalidade principalmente dentro das periferias”, aponta. O palhaço malabarista acredita que existem inúmeros profissionais, artistas e outras iniciativas que podem contribuir de modo decisivo para a realização de atividades que ocupem permanentemente os espaços públicos. “Quanto maior for a quantidade de atividades a serem realizadas nos espaços públicos maior será a apropriação e participação da comunidade dentro do seu espaço físico”, explica.

Alysson Lemos Campos, artista de rua desde 2011, trabalha com a proposta de ocupação de espaços públicos e de socialização na cidade de Fortaleza por meio da linguagem circense, atuando como malabarista e palhaço.

SERVIÇO
Ocupa com Circo
Intervenções artísticas com participação popular em espaços públicos da Barra do Ceará
3 de maio na Feira das Goiabeiras às 9 da manhã
9 de maio na Vila do Mar às 5 da tarde
16 de maio no Cuca Barra às 5 da tarde
Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340