Cobrir a boca ao tossir e usar máscara são ações que contribuem para reduzir a propagação de vírus respiratórios Com o início da quadra chuvosa no Ceará, período que compreende os meses de fevereiro a maio, a incidência de viroses respiratórias começa a aumentar. Entre os sintomas mais frequentes, estão febre, dor de garganta, coriza, tosse e dor de cabeça. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) orienta sobre a prevenção e quando buscar atendimento . De acordo com o médico e secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antônio Silva Lima Neto (Tanta), os vírus que costumam circular com mais frequência nessa época são o da influenza, causador da gripe; o sincicial respiratório (VSR), que causa bronquiolite e pneumonia; e o SARS-CoV-2, causador da covid-19. “Nesse momento, a gente observa um aumento da circulação do vírus de influenza e nos preocupa, sobretudo, os pacientes que a gente chama de grupos de risco, que são, principalmente, as crianç...
Treze alunos formados no curso de Fisioterapia pelo Centro Universitário Estácio –FIC foram aprovados na seleção da Escola de Saúde Pública do Ceará- ESP, para especialização realizada através da Residência Integrada em Saúde – RIS-ESP/CE por meio do Centro de Extensão em Saúde – CEESA da ESP. A residência reúne aulas teóricas com prática nos hospitais, clínicas e postos de saúde, e têm carga horária de 60 horas semanais.
Os aprovados foram: Delma Mary Pimenta de Souza (Saúde Coletiva), Dalila Valente da Rocha Fernandes (Aracati), Marcos Felipe Genuca da Silva (Euzébio), Hévila Nascimento Gomes (Horizonte), Claudenia Fernandes de Oliveira (Icapuí), Klecyos Bernardo de Sousa Marques (Iguatu), André Luis Xavier Teixeira (Horizonte), Rita Helena Lacerda de Moura Brasil (Instituto do Câncer do Ceará), Odemir Pires Cardoso Junior (Hospital de Messejana), Danilo Guerreiro Araújo (Hospital São José), Thais Silva Frota (Hospital Cesar Cals), Camila Alencar Martins Fernandes Alves (Hospital Geral de Fortaleza) e Leila Maria de Andrade Filgueira (Hospital Infantil Albert Sabin).
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.