Cobrir a boca ao tossir e usar máscara são ações que contribuem para reduzir a propagação de vírus respiratórios Com o início da quadra chuvosa no Ceará, período que compreende os meses de fevereiro a maio, a incidência de viroses respiratórias começa a aumentar. Entre os sintomas mais frequentes, estão febre, dor de garganta, coriza, tosse e dor de cabeça. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) orienta sobre a prevenção e quando buscar atendimento . De acordo com o médico e secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antônio Silva Lima Neto (Tanta), os vírus que costumam circular com mais frequência nessa época são o da influenza, causador da gripe; o sincicial respiratório (VSR), que causa bronquiolite e pneumonia; e o SARS-CoV-2, causador da covid-19. “Nesse momento, a gente observa um aumento da circulação do vírus de influenza e nos preocupa, sobretudo, os pacientes que a gente chama de grupos de risco, que são, principalmente, as crianç...
No próximo domingo (1), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizará o 1º PedalAR – passeio ciclístico que iniciará as comemorações da Semana do Meio Ambiente no Ceará. O objetivo é incentivar o uso de meios de transportes alternativos e sustentáveis no cotidiano da sociedade. A saída será às 7h30, do anfiteatro do Parque do Cocó, na Avenida Padre Antônio Tomás. A ação conta com a parceria do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam).
O percurso terá aproximadamente 12 quilômetros e passará por importantes vias da Capital. O trajeto foi elaborado com a finalidade de percorrer ruas e avenidas que já foram contempladas com a instalação de ciclofaixas, a exemplo da Dom Luís, Canuto de Aguiar e Ana Bilhar. O passeio terá uma pausa na Beira Mar de Fortaleza para a reidratação dos participantes.
Na concentração, camisas alusivas ao 1º PedalAR estarão sendo trocadas por leite em pó, que será doado ao Lar Amigos de Jesus e à Casa da Esperança. O cidadão que estiver interessado em participar do evento, mas por ventura não possua bicicleta, poderá alugar uma no dia pelo valor de R$ 20 mediante apresentação de um documento de identificação (RG, carteira de motorista etc). A estimativa da organização é que cerca de 300 a 400 pessoas compareçam ao evento.
O passeio é indicado tanto para quem já possui o hábito de andar de bicicleta bem como aqueles que não têm prática. Menores de 18 anos poderão participar com a presença de um responsável. A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) enviará batedores para auxiliar. Além disso, carros de apoio e uma ambulância estarão de prontidão para qualquer necessidade. Após o PedalAR, o Movimento Pró-Árvore promoverá trilhas guiadas pelo Parque do Cocó.
Semana do Meio Ambiente
A Semana Nacional do Meio Ambiente surgiu através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981 com o objetivo de promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do Brasil. O período é uma alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. O Conpam está coordenando uma programação no período de 1 a 6 de junho em parceria com municípios cearenses, ONG's, instituições públicas e privadas. Confira a programação completa aqui (inserir link).
Dicas:
- Use capacete e luvas
- Passe protetor solar
- Leve uma garrafinha com água
- Pedale calçado com tênis
- Fique atento a buracos.
Serviço:
Evento: 1º Passeio Ciclístico PedalAr.
Concentração: Anfiteatro do Parque do Cocó, Avenida Padre Antônio Tomaz, Fortaleza-CE.
Data: 1 de junho de 2014
Horário: 7h30
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.