A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de maio, os motoristas que operam por aplicativos com veículos de final de placa 3 para a realização de vistoria anual. O serviço é realizado na nova sede da Etufor, localizada no Passaré. Em 2025, foram vistoriados um total de 3.610 veículos. Somente em abril, 930 veículos foram considerados aptos para a prestação do serviço de transporte por aplicativo. Os motoristas que operam pelas plataformas devem programar suas vistorias anualmente, conforme o calendário publicado no Diário Oficial do Município, que é divulgado pela Etufor na imprensa, nas redes sociais do órgão e no site da Prefeitura de Fortaleza. O serviço é obrigatório para motoristas que desejem trabalhar por serviços sob demanda e é realizado somente via agendamento. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site da Etufor . Após este passo, é necessário emitir o documento de arrecadação municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresen...
APICE - Associação Amigos do Piano do Ceará anuncia seleção de bolsistas para o Projeto “Briançon Tempo de Brasil” 2015-2016 no próximo dia 20 de outubro
Audições são voltadas apenas para jovens músicos do Estado do Ceará
No próximo dia 20 de outubro, serão realizadas audições para o projeto “Briançon Tempo de Brasil”, edição 2015-2016. O processo seletivo é direcionado apenas a estudantes cearenses ou jovens que atuem em algum projeto musical no Estado e acontecerá no Auditório Central da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O projeto Briançon é fruto de um convênio entre a Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE) com o Governo do Estado, com o intuito de capacitar jovens para a prática e ensino de instrumentos de orquestra na unidade federativa cearense.
“Os interessados podem enviar vídeos e obter conselhos e orientações da comissão de seleção por meio do e-mail apice.ce@gmail.com”, informa Luciana Gifoni, presidente da APICE.
Formação musical
Criado em 2006, o projeto já contemplou 27 jovens músicos cearenses. Os estudantes cursam o último ano do Conservatório de Briançon e, após o exame final, recebem o diploma de nível médio Certificat de fin d'études Musicales (Certificado de Conclusão dos Estudos Musicais). A bolsa inclui passagens aéreas de ida e volta Brasil-França, anuidade do Conservatório, estadia em casa de família francesa ou apartamento, ajuda de custo mensal e, no retorno ao País, concerto e workshops como contrapartida.
“Os objetivos do projeto são: aperfeiçoar artisticamente jovens cearenses em um ambiente de alto nível musical; transmitir a língua e a cultura francesa aos participantes; estabelecer uma rica troca de experiências entre os jovens, as famílias francesas e a comunidade musical de Briançon; e, especialmente, estimular a formação de músicos profissionais e o aperfeiçoamento pedagógico dos jovens professores”, explica Fernando Lage, violoncelista cearense, professor do Conservatório de Briançon e idealizador do projeto.
Processo seletivo
Os interessados em pleitear uma bolsa do projeto “Briançon Tempo de Brasil” poderão se inscrever em duas categorias, que terão dois (02) selecionados para cada uma:
· Categoria A: Formação instrumental, teórica e iniciação pedagógica para jovens músicos de até 21 anos;
· Categoria B: Formação pedagógica, instrumental e teórica para jovens músicos de até 28 anos, graduados ou não, que já ensinam em algum projeto musical apoiado por prefeituras, associações e/ou ONGs no Estado do Ceará.
Para ambas as categorias, exige-se o ensino médio completo.
Os candidatos deverão se apresentar no dia 20 de outubro de 2014, às 8h da manhã, para preenchimento da ficha de inscrição e exame de pré-seleção, no Auditório Central da UECE (Campus do Itaperi - Fortaleza/CE).
Documentos necessários
Para a inscrição, que é gratuita, o candidato deve apresentar:
· Curriculum vitae;
· Carta de motivação, na qual explica por que pretende obter a bolsa;
· Fotocópia do Registro de Identidade (RG);
· Uma foto 3x4;
· Carta de recomendação da direção da escola ou projeto no qual ensina (para candidatos da categoria B).
Audições e pré-seleção
As audições serão realizadas no dia 20 de outubro, a partir das 9h da manhã, no Auditório Central da UECE. Os instrumentos contemplados são violino, violoncelo, flauta, clarinete, trompete e trompa.
Os candidatos deverão apresentar, durante no máximo 10 minutos, duas peças em estilos contrastantes (um lento e um rápido). Um piano será posto à disposição dos candidatos que desejam se apresentar com um pianista acompanhador. As audições serão filmadas e submetidas à comissão do Conservatório de Briançon.
Anúncio dos selecionados
Os resultados serão divulgados durante o primeiro semestre de 2015.
Serviço – Processo seletivo para bolsas do projeto “Briançon Tempo de Brasil”
Data: 20 de outubro de 2014
Horário: a partir das 8h da manhã
Local: Auditório Central da UECE (Campus do Itaperi - Fortaleza/CE)
Inscrição: gratuita
Anúncio dos selecionados: primeiro semestre de 2015
Mais informações: Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE) | e-mail:apice.ce@gmail.com |(85) 3278-7405 / 8840-2425 / 8823-1793
Sobre o projeto “Briançon Tempo de Brasil”
Criado em 2006, o projeto “Briançon Tempo de Brasil” foi idealizado pelo violoncelista cearense Fernando Lage, professor do Conservatório de Briançon, cidade localizada na região dos Haute-Alpes, na França. Desde 2009, com patrocínio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil, anualmente, quatro jovens instrumentistas cearenses recebem bolsas para a conclusão de seus estudos na instituição, tendo como objetivo a preparação para o diploma de nível médio Certificat de fin d'études musicales. Até o momento, o projeto já contemplou 27 jovens músicos cearenses, selecionados a partir de audições e entrevistas realizadas uma vez por ano por professores do Brasil e da França, em Fortaleza. A iniciativa é realizada pela Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE) e pelo Conservatório de Briançon. Em 2012, formalizou-se um convênio entre a Universidade Estadual do Ceará e o Conservatório de Briançon, o que possibilitará futuros intercâmbios de estudantes e professores, estreitando ainda mais os laços desta cooperação internacional.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.