Pular para o conteúdo principal

Dia 3/11,Fortaleza recebe imagem réplica oficial de Nossa Senhora de Fátima doada pelo Santuário de Fátima, em Portugal, ao Santuário do Crato

  Dia 3/11,Fortaleza recebe imagem réplica oficial de Nossa Senhora de Fátima doada pelo Santuário de Fátima, em Portugal, ao Santuário do Crato 30/10/2026 08:47 A imagem percorrerá cidades do Ceará antes de chegar definitivamente ao Cariri, onde será entronizada na Capelinha das Aparições. Em Fortaleza, a programação acontece nos dias 3 e 4 de novembro, com momentos abertos à participação dos fiéis. Foto da imagem réplica oficial de Nossa Senhora de Fátima. Foto: Diocese do Crato. Fortaleza será a porta de entrada no Brasil de uma imagem réplica oficial de Nossa Senhora de Fátima, doada pelo Santuário de Fátima, em Portugal, ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Diocese de Crato. A chegada está prevista para o dia 3 de novembro, dando início a uma peregrinação por diferentes cidades cearenses até sua instalação definitiva no Cariri. A doação representa um importante gesto de comunhão entre os dois santuários. O Santuário de Nossa Senhora de Fátima do Crato foi reconhecido ...

FIM DE SEMANA das CRIANÇAS: Música, dança, clowns e muito teatro no TIC em Fortaleza e Sobral


Companhias locais e internacionais apresentam-se neste fim de semana em locais diversos, dentro da programação do 4° TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará. O acesso é gratuito. 

O Grupo Bagaceira de Teatro estreia nesta sexta-feira, 10, "O Pequeno Casaco Solitário" seu novo espetáculo voltado para o público infantil. O espetáculo tem como ponto de partida a manipulação de objetos, linguagem inédita na trajetória do grupo. Em um varal no meio do tempo, está pendurado um pequeno casaco listrado à espera do seu dono ou de alguém que o queira vestir. Aos poucos, outras peças de roupas começam a aparecer, iniciando novas amizades, surgindo vilões e pequenas aventuras. Com 14 anos de história, o Grupo Bagaceira se consolida como um dos principais grupos de teatro da cena cultural cearense, com reconhecimento nacional.

A estreia do novo espetáculo do Bagaceira será às 19 horas na CAIXA Cultural Fortaleza, como parte da programação do 4º TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, que teve início na quinta-feira, 11, e prossegue em Fortaleza e Sobral até o dia 16, com acesso gratuito.

Dança contemporânea

Dando continuidade à sua proposta de quebrar as frágeis barreiras do teatro e interagir com outras linguagens, além do teatro em suas diversas vertentes (teatro de objetos, de animação, lambe-lambe), o TIC conta com espetáculos de dança, circo, música, clowns e contação de histórias. É um trabalho de dança, "Momentari", que a Cia Mons Dansa, da Espanha apresenta nesta sexta-feira às 15h e às 20h no Teatro Dragão do Mar. Criada em 1997, a companhia explora a interação da dança com outras linguagens cênicas (objetos, mágica, texto, vídeo, entre outras). Em 1998, a Mons Dansa iniciou sua linha de criação para crianças, a fim de aproximar a dança contemporânea junto ao público infantil, podendo alcançar, ao mesmo tempo, toda a família.

Workshop  - Nos dias 11 e 12, pela manhã e à tarde, no Cena 15, do Porto Iracema das Artes, a Cia Mons Dansa e a pedagoga Montserrat Ismael ministram o workshop "Ensino da Dança Contemporânea para Crianças", destinado a arte-educadores. O trabalho será desenvolvido a partir da Maleta Pedagógica, que reúne conteúdos e ferramentas pedagógicas para auxiliar o ensino da dança em escolas. Serão dois dias dedicados a reflexão e a troca entre mediadores culturais em torno da dança. O primeiro dia focará nas ações de excelência do Mercat de les Flors, como perpassando pelos projetos de ensino da dança contemporânea e de formação de plateia, perpassando pela sua fundamentação pedagógica e prática. No segundo dia, a dinâmica será focada na troca de experiências e conhecimentos entre os participantes brasileiros e espanhóis.Para participar, os arte-educadores devem realizar a inscrição gratuita online. Link:http://goo.gl/forms/B3ElLbeZMk. O participante deverá cumprir 75% da carga horária para receber o certificado e poder participar da próxima atividade formativa do TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará.

SÁBADO E DOMINGO

"Bag Lady", espetáculo de teatro de objetos com The Bag Lady Theater, da Espanha (sábado na Caixa Cultural Fortaleza), "Antes tarde do que nunca", um divertido espetáculo que une música clássica e clowns, encenado ao som de piano e flauta transversa pelas artistas Pierotto e Pampaloni, da Itália(sábado e domingo no Teatro Dragão do Mar), "Play", um trabalho voltado para a primeira infância apresentado pela Cie La Boîte à Sel, da França (sábado no SESC Senac Iracema) e "Vagabundo", teatro de objetos com a Cia Areski,da França (domingo na CAIXA Cultural Fortaleza), são as atrações internacionais de sábado e domingo (11 e 12), em Fortaleza. Toda a programação pode ser consultada no site do TIC: www.festivaltic.com.br.

Também neste fim de semana o público do TIC poderá conferir: "O imprevisível circo da lua", do grupo Paraladosanjos, de São Paulo (domingo no SESC Senac Iracema), "As Estripulias do Palhaço Trepinha", da Cia Epidemia de Bonecos (sábado no Espaço Arena do Dragão do Mar), "A Surpresa", de Ângela Escudeiro (domingo no Espaço Arena do Dragão do Mar), e os trabalhos de contação de histórias"Iroko",de Edivaldo Batista (sexta-feira) "O Jabuti e o Chacal e outras histórias de animais", com Paula Yemanjá (sábado), e "Essa história é o bicho!", das Costureiras de Histórias (domingo), todos esses também no Espaço Arena do Dragão do Mar. Em Sobral o TIC apresenta domingo e segunda "Mistura - A Dança das Coisas", espetáculo de dança do Grupo N Infinito.

A quarta edição do TIC é uma realização do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e promoção da Invento Produções Culturais, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Caixa Cultural Fortaleza e VIVO. Tem como parceiros locais: Vila das Artes, Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral, Escola Porto Iracema das Artes, Centro Dragão do Mar de Arte eCultura, Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), Sesc e Instituto IRIS. Como parceiros internacionais, tem: Ministério de Educação, Cultura e Esporte da Espanha, Instituto Nacional de Artes Cênicas e Música (Inaem) que trazem os espetáculos espanhóis Bag Lady e Momentari (esse último conta também com a ajuda do Mercat de les Flors), Instituto Francês e Mairie de Toulouse, que trazem ao TIC o espetáculoVagabundo.

SERVIÇO
4º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará 
- Até 16 de outubro em Fortaleza e Sobral. Informações: (85)3048.6077 / fest.teatroinfantil@gmail.com. Site: www.festivaltic.com.br. t: @inventocultural. f: TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará.

VÍDEOS DE ESPETÁCULOS:

O IMPREVISÍVEL CIRCO DA LUA: https://www.youtube.com/watch?v=HGT_UG8I6BI
MISTURA A DANÇA DAS COISAS: https://www.youtube.com/watch?v=tA_I1BraaA8

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Revalida hoje

  Termina hoje (14) o prazo para a apresentação de recursos visando nova análise do diploma que foi apresentado para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2022/2). O resultado – da primeira etapa da segunda edição de 2022 – foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 8 de julho, data em que teve início o período para a apresentação de recursos, que deve ser feito por meio do  Sistema Revalida . “No caso de reprovação da documentação apresentada, o participante poderá inserir novo arquivo para análise. O único documento aceito, conforme previsto em edital, é o diploma médico original expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legali...