Pular para o conteúdo principal

Torneio de Xadrez reúne jogadores neste sábado (30) no RioMar Kennedy

    Os fãs de xadrez podem realizar as inscrições até o dia da competição e concorrer a premiações em dinheiro (Fotos: Divulgação)     Neste sábado, dia 30 de março, o RioMar Kennedy , em parceria com a Associação dos Enxadristas do Estado do Ceará , e apoio da Liga Brasileira de Xadrez , realiza um Torneio Aberto de Xadrez para o público de todas as idades. Com início da primeira rodada às 15h , a competição acontecerá na Praça de Alimentação, no Piso L3.   “Teremos jogadores fortes confraternizando com a garotada iniciante, interação muito importante e prazerosa para o jogo.  Vale lembrar que todos podem se sentir aptos a brincar e trabalhar a mente”, diz o fundador da Liga Brasileira de Xadrez,  Francisco Ari Maia Júnior .   Para participar do torneio é necessário se inscrever na Liga Brasileira de Xadrez ( https://lbx.org.br/cadastro ), sem custos, e realizar cadastro no Google Forms.  As inscrições são no valor de R$ 30 para pagamento feito até dia 28/3 e R$ 50 para inscri

Tire todas as dúvidas sobre vacinação contra sarampo

A campanha de intensificação da vacinação para eliminar o surto de sarampo no Ceará, que começou no dia 23 de deste mês de março, vai até o dia 18 de abril. Devem ser vacinadas crianças a partir de seis meses, adolescentes e também jovens com até 29 anos de idade, em Fortaleza e Caucaia. Para deixar a população ainda mais bem informada sobre a vacinação, quem deve ou não se vacinar, a Coordenadora Estadual de Imunizações, Ana Vilma Leite Braga, responde as principais questões levantadas pela população sobre a vacinação contra o sarampo.

Com que idade se deve tomar a vacina do sarampo?

Por causa do surto de sarampo, todas as crianças que completam seis meses de idade precisam receber a primeira dose da vacina tríplice viral, que além de proteger contra sarampo, evita a caxumba e rubéola). Quando completam 1 aninho devem ser vacinados pela segunda vez. Com 1 ano e três meses precisam ser vacinados de novo para garantir a efetiva proteção.

Crianças com 5 anos ou mais que tomaram as 3 doses na vacinação antes dos 5 anos, devem se vacinar novamente agora durante a campanha?
Sim. A campanha é para vacinar todo mundo que tem de 5 a 29 anos, indiscriminadamente, ou seja, mesmo que já tenha tomado doses anteriores a recomendação é tomar novamente.

Adolescentes a partir dos 12 anos que por causa do surto se vacinaram recentemente, antes da campanha de intensificação, devem se vacinar novamente?
Sim. É preciso se vacinar de novo.

Mulheres grávidas podem se vacinar?
Não podem. A vacina é de vírus vivo atenuado. Gestante não pode tomar. Ela pode tomar assim que tiver o bebê, ainda na maternidade, para proteger o bebê através dos anticorpos maternos presente no leite materno.

Adultos acima de 29 anos, vacinados ou não, podem se vacinar?
Se tiver comprovação de vacinação, não precisa. Se não tiver é importante se vacinar, está recomendado na rotina dos postos de saúde.

Quem já teve sarampo deve se vacinar?
Não. Quem já teve sarampo tem anticorpos deixados pela doença e não precisa se vacinar.

Quem está com diagnóstico de virose e apresenta febre pode se vacinar?
É melhor não tomar, deve aguardar ficar bom da virose e/ou febre. Quando estiver recuperado pode tomar.

Pacientes oncológicos em tratamento podem se vacinar?
Não. Esses pacientes são imunodeprimidos, não devem tomar a vacina, pois a vacina é de vírus vivo atenuado e está contraindicada para esses pacientes.

O sarampo mata ou deixa sequelas?

O sarampo pode matar, principalmente quando ocorrem complicações como pneumonia, broncopneumonia, desidratação e, mais raramente, a encefalite. As complicações ocorrem principalmente em crianças menores de 1 ano e desnutridas. Pessoas com baixa imunidade (transplantados, pessoas em tratamento de câncer, pessoas em uso de corticóides, diabéticos, pessoas HIV-positivo com sintomas) também podem evoluir para as formas graves da doença. Quando curado, o sarampo só deixa sequelas se uma das complicações tiver sido a encefalite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.