Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) confirmou neste domingo (16) a morte de um indígena Guarani Kaiowá durante um ataque armado à retomada Pyelito Kue, localizada no município de Iguatemi, no sul do Mato Grosso do Sul. Em nota , a autarquia manifestou “profundo pesar” pelo crime e classificou o assassinato como "inaceitável". Equipes já foram mobilizadas para acompanhar as investigações e articular ações com órgãos de segurança pública. Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a vítima é Vicente Fernandes Vilhalva Kaiowá, de 36 anos, atingido por um tiro na cabeça durante a ação de cerca de 20 homens armados que invadiram a área por volta das 4h da manhã. Outros quatro indígenas, entre eles adolescentes e uma mulher, ficaram feridos por arma de fogo ou balas de borracha. A comunidade relatou que os pistoleiros tentaram levar o corpo de Vicente, o que foi impedido pelos indígenas. Relatos enviados à Funai e reunidos pelo Cimi apontam que os assassinos...
Na próxima segunda-feira (27), o Sesc* realiza mais uma edição do projeto Cordel na Feira. A programação acontece a partir das 9h, na Feira Livre do Crato, com o lançamento do cordel "Não a Redução da Maioridade Penal", de Rosário Lustosa, além de show de Xôta do Exú e performance com Tranquilino Ripuxado. O acesso é gratuito.
Natural de Juazeiro do Norte, Maria do Rosário Lustosa da Cruz é assistente social e pedagoga especialista em Língua Portuguesa e Artes Educação. Ela tem seus trabalhos publicados em livros, revistas e jornais, e ministra oficinas de Literatura de Cordel. Autora dos livros “100 Anos de Juazeiro Registrados no Cordel”, “38 Anos do ICVC”, este em parceria com o professor Renato Casimiro, e “Tempo de Saudade no Embalo do Cordel”, Rosário Lustosa possui mais de setenta cordéis publicados.
Sobre o projeto
O Projeto de literatura de cordel acontece de forma mensal nas Unidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Iguatu e Sesc Ler, com o objetivo de publicar a produção literária de novos cordelistas, para fomentar, promover e difundir a poesia popular.
SERVIÇO
Cordel na Feira
Local: Feira Livre do Crato
Data: 27/7
Horário: 9h
Informações: (88) 3523.4444
:::Gratuito:::